Últimas

Dia das Mães fraco afetou vendas do varejo em maio, diz IBGE

Publicidade

Uma das datas comemorativas mais importantes no calendário do comércio, o Dia das Mães teve vendas fracas e pesou no desempenho do setor no mês.

As vendas do varejo recuaram 4,5% frente ao mesmo mês do ano passado, informou o IBGE na manhã desta terça-feira (14). É o pior resultado desde 2003.

“As menores renda e crédito e o maior preço no país não favoreceram o consumo do Dia das Mães. De maio do ano passado a maio deste ano, a renda real da população caiu 5%”, disse Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE.

Diretamente relacionadas ao Dia das Mães, as vendas de móveis e eletrodomésticos encolheram 18,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A redução das vendas desse setor foi a maior contribuição para a queda do varejo em maio, segundo o IBGE.

Vendas no varejo

Também diretamente ligadas ao Dia das Mães, as vendas de tecidos, vestuários e calçados tiveram queda de 2,1% em maio deste ano, em relação ao mesmo mês de 2014.

A gerente do IBGE lembrou que, além do Dia das Mães menos aquecido, maio deste ano teve um dia útil a menos do que maio do ano passado.

Para além do Dia das Mães, o menor ritmo de atividade da economia tem afetado o varejo em geral.

As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram queda de 2,1% em maio deste ano, frente ao mesmo período do ano passado.

Foi a primeira queda das vendas de supermercados em maio, na comparação anual, desde o início da série histórica do IBGE, de 2001.

“Os consumidores estão cortando o que não é essencial do carrinho de compras”, disse Juliana.

Outra atividade com forte impacto nas vendas do varejo é o de combustíveis e lubrificantes. O aumento de impostos no início do ano levou o preço dos combustíveis a uma forte alta no início do ano.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *