Últimas

Diretora do Reddit se demite após abaixo-assinado na web

Publicidade

Ellen Pao, a CEO interina do Reddit, demitiu-se da empresa de mensagens on-line nesta sexta-feira (10), após uma semana de críticas de dezenas de usuários irritados com a demissão de uma funcionária.

Pao será substituída por Steve Huffman, que, com Alexis Ohanian, criou o Reddit em um apartamento de dois quartos em um subúrbio de Boston uma década atrás. A ex-CEO disse que continuaria no conselho da empresa até o fim do ano.

Sua saída, que a empresa descreveu como um acordo mútuo entre Pao e a diretoria do Reddit, aconteceu após uma semana agitada na comunidade do site, uma espécie de fórum composto por mais de 160 milhões de usuários que utilizam a página para falar sobre qualquer coisa, de notícias a virais de fotos de gatinhos.

Pao caracterizou sua saída da empresa como resultado de um desentendimento com a diretoria da empresa sobre o futuro da companhia.

“Ficou claro que a empresa e eu tínhamos uma visão diferente sobre a capacidade de o Reddit crescer este ano”, disse a executiva em entrevista. “Por causa disso, houve o acordo de levar alguém ao cargo que compartilhasse da mesma visão.”

Sam Altman, membro do conselho do Reddit, elogiou os esforços de Pao durante os dois anos na start-up. “Ellen fez um trabalho fenomenal, especialmente nos últimos meses”, disse.

Jason Henry/The New York Times
Ellen Pao, executiva do Reddit que demitiu-se
Ellen Pao, executiva do Reddit que demitiu-se

O site Reddit, cuja sede fica em São Francisco, nos Estados Unidos, é composto por um fórum estruturado em tópicos (conhecidos como “subreddits”), em que as discussões dos internautas acontecem. A empresa tem atualmente entre 70 e 80 funcionários, ou seja, depende de seus milhares de usuários para moderar o site.

Essa comunidade de internautas entrou em convulsão quando foi divulgada a notícia de que Victoria Taylor, uma proeminente e querida funcionária, tinha sido demitida da empresa sem nenhuma explicação. Os usuários, então, fizeram uma petição online pedindo o afastamento de Ellen Pao, que conseguiu mais de 200 mil assinaturas.

Pao pediu desculpas aos membros do site pelo episódio nesta semana. A direção do Reddit cometeu erros, “não apenas no dia 2 de julho, mas também ao longo dos últimos anos”, disse a executiva em uma mensagem um dos fóruns do site na última segunda-feira (6). “Os ‘mods’ [moderadores] e a comunidade acreditam muito em mim e em nós, os administradores do Reddit.”

Ellen Pao tem sido um figura controversa no Vale do Silício. Em março, ela perdeu um processo por descriminação de gênero contra a empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers, onde ela tinha trabalhado antes. O processo, que envolveu grandes investidores como John Doerr, deixou o Silicon Valley de boca aberta com seus detalhes picantes e, ao mesmo tempo, fomentou as preocupações sobre a falta de diversidade de gênero nas indústrias de tecnologia.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *