Últimas

Forças contrárias aos Houthi no Iêmen avançam com apoio de ataque aéreos sauditas

ÁDEN/SANAA (Reuters) – Combatentes locais e as Força Armadas do Iêmen recuperaram duas bases militares controladas por forças Houthi, disseram moradores e representantes do governo, acumulando ganhos em uma semana de avanços contra a facção que passou a dominar o país.

As ofensivas mais recentes ocorreram um dia depois de o governo do Iêmen no exílio ter declarado que a estratégica cidade de Áden, no sul do país, foi “libertada”, em sua maior vitória desde o início de uma guerra civil que matou mais de 3,5 mil pessoas e de uma campanha aérea liderada pela Arábia Saudita.

As forças iemenitas, apoiadas pelos sauditas, investiram contra a base militar de Labuza, na província de Lahj, e contra o quartel-general da 117ª divisão blindada, no leste da província de Shabwa, alvos cerca de 230 km distantes entre si.

Oficiais das forças que lutam contra os Houthi disseram que a ofensiva foi planejada por semanas, e que se beneficiaram de treinamento e armamentos fornecidos por Arábia Saudita e Estados Unidos.

A guerra no Iêmen levou Estados muçulmanos sunitas do Golfo Árabe a se organizarem contra os xiitas Houthi, apoiados pelo Irã, conflito que elevou a tensão em um Oriente Médio cheio de rivalidades regionais e disputas sectárias.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *