Últimas

Grécia pede novo programa de ajuda e promete implementar algumas das reformas

A Grécia formalmente pediu um novo programa de ajuda financeira ao fundo de resgate da zona do euro, o Mecanismo de Estabilidade Financeira (ESM, na sigla em inglês), com duração de três anos. Além disso, o país prometeu começar a implementar algumas das medidas de reformas exigidas pelos credores no começo da próxima semana, de acordo com uma cópia do pedido à qual teve acesso o The Wall Street Journal.O documento, enviado hoje pelo novo ministro de Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, para Jeroen Dijsselbloem, o presidente do Eurogrupo (grupo de ministros de Finanças da zona do euro), e Klaus Regling, diretor do ESM, substitui o pedido anterior feito na semana passada, referente a um programa de dois anos.

A carta diz que o governo vai começar a implementar algumas medidas de reforma, incluindo algumas sobre tributação e pensões até o início da próxima semana, sem entrar em detalhes. Antes disso, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse hoje que o governo vai apresentar medidas concretas e detalhadas de reformas nos próximos dias.

No documento, a Grécia diz ainda que vai “cumprir todas as suas obrigações financeiras com todos os credores de uma forma plena e no tempo”, indicando que poderá pagar a dívida ao Banco Central Europeu (BCE) que vence no próximo dia 20, no valor de 3 5 bilhões de euros. O pedido afirma também que o “novo programa poderá ser usado para a Grécia cumprir suas obrigações e garantir a estabilidade do sistema financeiro”.

Por fim, o documento também pede um alívio da dívida, embora em um tom mais amigável. “Como parte de uma discussão mais ampla a ser realizada, a Grécia acolhe bem a oportunidade de explorar as potenciais medidas a serem tomadas para que a sua dívida se torne sustentável e viável a longo prazo”.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *