Últimas

Tusk convoca cúpula da zona do euro para analisar crise grega na 3ª feira

Bruxelas, 5 julho (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou neste domingo uma cúpula extraordinária de líderes da zona do euro para terça-feira, às 16h GMT (13h de Brasília), na qual será debatida a crise na Grécia e a vitória do “não” no referendo realizado hoje sobre a proposta dos credores internacionais para o pagamento da dívida do país.

Fontes da União Europeia disseram à Agência Efe que o presidente permanente do Conselho Europeu “fez uma série de consultas nesta tarde, que se seguirão amanhã para preparar a cúpula”.

Pouco antes e após a confirmação do respaldo majoritário dos gregos ao “não” no referendo, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, pediram a seus parceiros a realização de uma cúpula europeia extraordinária para esse dia.

Merkel e Hollande decidiram pedir esta reunião após terem uma conversa por telefone, informou um porta-voz do governo alemão.

Por sua vez, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, em mensagem transmitida pela televisão, disse que seu país reiniciará amanhã a negociação.

“Nossa prioridade é o funcionamento do sistema bancário”, afirmou, acrescentando que desta vez entrará na negociação a reestruturação da dívida, considerada praticamente impagável.

Amanhã, quem vai se reunir é o Grupo de Trabalho do Euro, integrado pelos ministros do Tesouro e os vice-ministros de Economia e Finanças dos países que adotam a moeda.

A análise que eles farão será enviada ao Eurogrupo, fórum informal de ministros de Economia e Finanças da zona do euro, que é presidido pelo holandês Jeroen Dijsselbloem.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *