Últimas

Wi-Fi Aware permitirá uma conexão instantânea entre dispositivos próximos

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Wi-Fi está recebendo uma grande atualização hoje, graças a três anos de pesquisa e desenvolvimento em conjunto pelas maiores empresas de tecnologia do mundo. A novidade, chamada de Wi-Fi Aware, está sendo lançada pela Wi-Fi Alliance, a organização comercial sem fins lucrativos que inclui Apple, Microsoft, Intel e centenas de outras potências no meio da tecnologia.

Aware permite que os produtos Wi-Fi habilitados possam descobrir e se comunicar diretamente com dispositivos próximos, aplicações ou informações, sem depender de dados de celular ou uma conexão com a Internet. Pense nisso como uma espécie de iBeacons, que deveria oferecer estas novidades, mas acabou não saindo como o desejado.

Essencialmente, uma vez que você tenha instalado um aplicativo que aproveita a tecnologia Aware, o dispositivo irá continuamente transmitir e receber dados a partir de dispositivos em sua vizinhança. Os usuários podem optar por permitir que os aplicativos possam publicar e se inscrever para receber pedidos de informação e de conexão.

Wi-Fi Aware com a premissa de concorrer diretamente contra ferramentas como o Bluetooth de baixo consumo energético e notificações push, na tentativa de criar uma espécie de GPS interno. Por exemplo, se você digitou sua marca de roupa favorita no Facebook, o app da rede social será capaz de alertá-lo quando você estiver se aproximando de uma loja que esteja listando alguns desses itens à venda. E se o seu dispositivo detectar que um velho amigo de escola está nas proximidades, você poderá receber uma notificação perguntando se você gostaria de enviar uma mensagem para esta pessoa diretamente.

O grande segredo da novidade é que a tecnologia está constantemente ciente de tudo nas proximidades, mas só escolhe para se conectar com fontes de informações relevantes. Vai ser um truque interessante, uma vez que finalmente for implementada em dispositivos móveis.

Mesmo que o Wi-Fi Aware esteja sendo executado continuamente em segundo plano para que um dispositivo saiba exatamente o que está acontecendo nas proximidades antes mesmo de ele se conectar, o consumo será incrivelmente eficiente, de acordo com Edgar Figueroa, Presidente da Wi-Fi Alliance – mais ainda do que o Wi-Fi tradicional, diz ele.

Isto significa que Wi-Fi Aware não tem problemas para funcionar em um ambiente lotado, como um enorme concerto ou um jogo de futebol, onde o envio de mensagens de texto é muitas vezes impossível. Figueroa diz que podemos esperar para ver as redes sociais como o Facebook ou LinkedIn lançar aplicações com Wi-Fi Aware antes do final do ano.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *