Últimas

Android 6.0 Marshmallow traz um controle reformulado de permissões para aplicativos

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Ontem, finalmente descobrimos o nome do Android M. Agora que o Marshmallow foi oficializado, podemos analisar suas grandes novidades. Talvez, uma das mais aguardadas seja o controle de permissões para aplicativos. Inicialmente lançado no Jelly Bean, Google resolveu desativar o recurso por ainda não estar pronto. Isso acabou deixando alguns usuários decepcionados por não ter controle no KitKat e nem no Lollipop.

Enquanto isso, os usuários podiam decidir instalar um aplicativo ao ver a lista de permissões exigidas pelo mesmo antes de fazer a instalação. Agora com o Marshmallow, você poderá decidir cada acesso que será feito pelo aplicativo em questão, decidindo se suas informações serão compartilhadas, se a sua localização pode ser conferida ou se o mesmo poderá ter acesso à câmera e microfone do dispositivo.

Com a terceira build prévia do Android 6.0, basta navegar até as configurações do sistema indo até a seção de aplicativos e tocando no ícone de engrenagem. Assim, será aberta uma lista que permite você escolher quais apps vão ter acesso aos sensores, calendário, câmera, contatos, localização, microfone, ligações, mensagens SMS, armazenamento, informações sobre carro (ligado ao Android Auto), leitura instantânea de novas mensagens, e alteração de conteúdo privado. Dentro de cada categoria destas você poderá marcar aqueles que podem ter este acesso.

Esse maior controle entrega uma maior transparência para o usuário, pois agora cada um saberá que tipo de informação está sendo acessada em seu smartphone. No entanto, para que todas essas opções estejam disponíveis no Marshmallow, os devs precisam adotar a nova API 23 do sistema. É através dela que será feito este controle de permissões. Isso indica que a novidade ficará restrita ao Android 6.0, o que pode acabar com a esperança de quem esperava que o Google Play Services pudesse levar o recurso para versões mais antigas do robozinho.

Inicialmente, iremos ver um uso mais limitado desta novidade, já que será necessário esperar que os devs atualizem os seus apps para a nova API do sistema. Assim, quando um avanço for feito, teremos uma ferramenta tão boa, ou até melhor, do que aquela que é oferecida pela Apple com o iOS. Claro, teremos que depender das fabricantes para termos acesso ao Marshmallow, o que poderá frustrar alguns.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *