Últimas

Apple Music atinge a marca de 11 milhões de usuários gratuitos

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Apple Music se catapultou para um dos primeiros lugares entre os serviços de música mais escutados, contando com cerca de 11 milhões de usuários (o primeiro, o Spotify, conta com cerca de 75 milhões). Claro que, é importante lembrar, todos estes ouvintes ainda estão escutando suas músicas de forma gratuita, já que se passou apenas um mês entre os três primeiros meses garantidos de gratuidade. Será mesmo que o Apple Music conseguirá reter todos estes usuários ao fim do período de testes?

Sabemos que o streaming é provavelmente o futuro da música, e que estas iniciativas têm dado cada vez mais certo, no entanto, não podemos esquecer um segundo fator relevante para a chegada neste número. O Apple Music vinha pré-instalado no iOS 8.4 ou seja, o sistema de certa forma impulsionou/obrigou seus usuários a testá-lo, por isso o grande número e em uma velocidade recorde.

Por fim, não podemos esquecer que o Apple Music apareceu como substituto de outro serviço de música por streaming, o Beats Music, adquirido pela Apple no ano passado. Quantos destes 11 milhões vão ficar depois da obrigatoriedade do pagamento? Ainda não sabemos, mas a Apple tem mais dois meses para provar a eles que seu serviço não só é melhor do que os outros, como vale mais a pena do que escutar música de graça no Spotify?

Alguns usuários apontam alguns problemas no programa como listas duplicadas, canções com informações erradas e etc, claro que o período de testes, também funciona para que a Apple corrija os pequenos problemas encontrados pelos seus usuários. O Spotify tem quase meia década de “carreira” internacional, além de ter adquirido empresas com mais de dez anos de experiência com música digital. Por outro lado o iTunes é o mais antigo e maior exemplo de sucesso com vendas de música depois do fim do CD. São 800 milhões de usuários cadastrados, ainda que o serviço esteja também perdendo impulso nos últimos anos.

Mesmo que todos os 11 milhões de usuários decidissem pagar pelas suas inscrições no Apple Music, este número também representa metade de todos os pagantes do Spotify, sem contar os outros 50 milhões que usam o serviço gratuitamente. O serviço não para de crescer e sua velocidade só aumenta, praticamente não sentido a chegada de rivais. Foram quase 30 milhões de novos usuários nos últimos 12 meses, que geraram os 75 milhões de usuários ativos que o serviço conta hoje em dia.

O mais importante para a Apple é lançar uma versão do seu aplicativo de música para outros sistemas. Do contrário o serviço estará sempre em desvantagem em relação aos seus rivais. Apenas 17% das pessoas que possuem celulares usam um iPhone. Os outros 80% do público é dominado pelo sistema Android, uma barreira que a Apple terá dificuldades em ultrapassar.

Soma-se a isso é necessário uma grande campanha de marketing. Se existem pelo menos 3 bilhões de celulares no mundo e menos de 300 milhões de usuários de serviços de streaming, isso significa que muitos ainda não conhecem esta alternativa, especialmente em países menos ricos. Este tem que ser o foco do mercado de streaming se ele quer mesmo se tornar o padrão do futuro.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *