Últimas

CBF recorre contra decisão do STJD de incluir o Ceará na Copa Sul-Americana

O imbróglio para definir o adversário do Sport na estreia da Copa Sul-Americana está só começando. Após o Ceará conseguir junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva o direito de participar da competição internacional, mesmo estando também nas oitavas de final da Copa do Brasil, a CBF recorreu da decisão nesta sexta-feira. A entidade máxima do futebol nacional alega que não há datas para que a equipe cearense dispute as duas competições. Assim, por ter seguido adiante na Copa do Brasil, a vaga na Sul-Americana seria herdada pelo Bahia, vice-campeão da Copa do Nordeste, competição vencida pelo Vovô.

Em maio, em comunicado oficial, a CBF havia se pronunciado e avisado ao Ceará de que, caso eliminasse o Tupi-MG, na 3ª fase da Copa do Brasil, não poderia disputar a Sul-Americana. “Informamos que os clubes que tenham obtido vaga para a copa Sul-Americana de 2015 só disputarão a referida competição caso não estejam classificados para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, conforme estabelece o REC da Série A, no seu artigo 6º. O critério se aplica aos clubes da série A/15 como também aos clubes oriundos de conquista das copas regionais – Ceará/CE pela Copa do Nordeste e Brasília/DF pela Copa Verde.”

No entanto, no mandado de garantia obtido pelo Ceará, o procurador do STJD, Flávio Zveiter, alegou que a regra consta apenas do regulamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Com isso, o alvinegro cearense, por estar disputando a Série B, não teria necessidade de seguir a regra.

A Conmebol, por sua vez, informou que não vai intervir na questão e que aguardar a indicação por parte da CBF. Vale lembrar que pelas tabelas divulgadas, o Ceará enfrentará o Sport, em Fortaleza, no dia 19, e no dia seguinte, o São Paulo, no Morumbi, pela Copa do Brasil. Já as partidas de volta, das duas competições, estão agendadas para o dia 26.

Pelo Estatuto do Torcedor, a tabela pode ser modificada com até 10 dias de antecedência.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *