Últimas

Lançamento do Android M poderia travar milhares de aplicativos

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Android M, a nova versão do sistema operacional móvel da Google, foi apresentado ao público no final de maio e ainda está na fase de testes por meio das compilações Developer Preview para dispositivos Nexus. Milhares de usuários aguardam o lançamento da versão final até último trimestre do ano, mas o sucessor do Android Kitkat poderia trazer sérias dores de cabeça.

A Google trabalha em uma mudança no Android M que resultará em aplicativos com mal funcionamento se os desenvolvedores não fizerem atualizações. Segundo uma pauta do SourceDNA publicada há poucos dias, o OpenSSL cederá seu lugar para o BoringSSL, uma grande mudança para o sistema operacional do robozinho verde. O problema é que, aplicativos que não forem atualizados se adequando a essa mudança, apresentarão problemas quando o usuário tentar abri-los.

O travamento dos aplicativos ocorrerá no nível dinâmico, implicando em que os relatórios de falhas como Crashlytics ou ACRA talvez não registrem o problema. A resposta negativa dos usuários talvez seja a única indicação de que o problema existe. Felizmente, o próprio SourceDNA explica que há formas de contornar o problema, mas dependerá da boa vontade e interesse dos desenvolvedores.

  1. Incluir as bibliotecas libssl.so ou libcrypto.so no APK. É possível incluir esses arquivos diretamente ou vincular estaticamente seu código nativo com o OpenSSL ou outra biblioteca de criptografia.
  2. Usar jNI do código nativo para chamar a API de criptografia Java.

Mas há um problema bem mais difícil de resolver, as centenas de milhares de aplicativos na Google Play que estão há alguns ou muitos anos sem atualização, indicando que esses desenvolvedores não se importam. Por outro lado, o Android não tem um ciclo de atualização rápido e todos os desenvolvedores que se interessarem em manter suas criações compatíveis com o novo sistema terão bastante tempo para realizarem as mudanças.

(atualizado em 11 de agosto de 2015, às 12:58)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *