Últimas

Microsoft disponibiliza Windows Bridge para desenvolvedores portarem aplicativos iOS ao Windows

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Microsoft Build 2015, evento realizado pela gigante de Redmond no mês de abril para desenvolvedores Windows, teve como propósito apresentar todas as notícias relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos ou serviços associados a plataforma da companhia. Mas na edição deste ano dois novos projetos impactaram o público presente, Project Astoria e Project Islandwood, que permitirão levar aplicativos Android e iOS para o Windows de forma simples. E os planos da Microsoft estão avançando rapidamente, pelo menos é o que indica a disponibilização da ferramenta Windows Bridge.

No final do mês de junho, com a liberação do Windows 10 Mobile Build 10149, os desenvolvedores descobriram que a Microsoft já havia inserido no sistema alguns elementos do Android para dar início ao projeto Astoria, agora chegou o momento do projeto Islandwood avançar com um novo nome, Windows Bridge, acompanhado do software open source disponível para download via GitHub.

O Windows Bridge chega com uma grande vantagem diante do projeto Astoria. Enquanto do lado do Android a promessa é facilitar a ida de aplicativos para smartphones Windows, do lado iOS será possível trazer aplicativos para smartphones, tablets e computadores com o sistema da Microsoft.

A versão do Windows Bridge disponibilizada ainda é limitada, permitindo que os desenvolvedores trabalhem apenas com aplicativos que suportam o Windows 10 ou 8.1 para processadores x64 e x86. Espera-se que até o final do ano uma nova versão seja lançada com suporte para processadores ARM. A Microsoft explica essa nova fase no projeto IslandWood nas palavras abaixo;

Nós publicamos o Bridge para iOS como um projeto de código aberto sob a licença do MIT. Dada a ambição do projeto (tornar mais fácil que desenvolvedores criem e executem seus aplicativos no Windows), é importante notar que esta ferramenta ainda está em desenvolvimento, e que algumas das características que foram mostradas durante o Microsoft Build Developer Conference não estão prontas ou estão em um estado inicial.

Ainda assim, nós adoraríamos que os interessados ​​ou curiosos o experimentem, e comparem o que estamos criando com os requisitos de seus aplicativos. E para os realmente ambiciosos, nós os convidamos a participar do projeto como colaboradores de contribuições para o código no Github, realizando testes, relatando erros ou simplesmente deixando seus comentários. Agradecemos qualquer envolvimento para ajudar a melhorar esta ponte entre o Windows e iOS.

É importante lembrar que a Microsoft não está sozinha no ideal de tornar mais fácil a criação de aplicativos para mais de uma plataforma. Um projeto por nome Tengu, de uma startup em São Francisco, quer tornar muito simples a conversão de aplicativos iOS desenvolvidos em Objective-C ou Swift para Android. Mas enquanto esse projeto não avança, você pode baixar a nova ferramenta da Microsoft no link abaixo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *