Últimas

Recife comemora obra do paisagista Burle Marx

Praça de Casa Forte é uma das principais áreas verdes do Recife. Foto: Rafael Martins/Esp. DP/DA Press
Praça de Casa Forte é uma das principais áreas verdes do Recife. Foto: Rafael Martins/Esp. DP/DA Press

Arquiteto, paisagista e artista plástico, Roberto Burle Marx foi um dos principais responsáveis pelas áreas verdes que o Recife ostenta hoje. Filho da recifense Cecília Burle e do alemão Wilhelm Marx, o paulistano colecionou incontáveis projetos em seu currículo. O primeiro deles, inclusive, teve como cenário a capital pernambucana. Inaugurada em 1934, a Praça de Casa Forte é o pulmão do bairro homônimo. Traçado geométrico, vegetação imperativa e olhos d’água formam o desenho na Zona Norte. A partir dele, outros jardins públicos ganhariam forma. Alguns célebres, como os do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e os do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No Recife, o mês de agosto oferece uma programação em homenagem ao mestre, convidando turistas e população local à festa.”Burle Marx mudou a história do paisagismo no país e encantou o mundo com seus trabalhos. Recife dispõe de um acervo belíssimo de espaços que mais parecem obras de arte”, comenta Cida Pedrosa, secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Sinônimos dessas obras de arte, as praças de Casa Forte (1934), Euclides da Cunha (1935), Derby (1936), República e Jardim do Palácio do Campo das Princesas (1937), Salgado Filho (1957) e Farias Neves (1958) foram até tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Esse patrimônio merecia uma atenção especial”. Algumas dessas praças, por sua vez, participam das homenagens. Casa Forte e Farias Neves serão endereços de apresentações teatrais no sábado (15) e na sexta-feira (21), respectivamente.

Além desses, outros dois espaços públicos da cidade se destacam na programação. Tanto o Parque da Jaqueira como o Jardim Botânico do Recife se transformam em econúcleos para sediar oficinas, apresentações culturais, contação de histórias e atividades teatrais com a Turma Mangue e Tal. O primeiro vai funcionar de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h; o segundo, de terça a domingo, das 9h às 15h30. O público infantil é mais do que bem-vindo. Outros dois importantes endereços completam o roteiro: o imponente Teatro de Santa Isabel – com apresentação da Banda Sinfônica na quinta-feira (19), a partir das 20h – e a recém-inaugurada Barte Galeria – com palestra temática com o jornalista Marcus Prado, às 19h da quarta-feira (12). Em ambos os casos, as entradas são gratuitas.

Localizada no número 789 da Avenida 17 de Agosto, a Barte Galeria abre as portas não só para a palestra, como para a exposição Burle Marx passou por aqui… Representante do artista plástico durante anos, a curadora Beth Araruna reuniu dez obras e quinze exemplares do livro Burle Marx: uma fotobiografia para a ocasião. O esmero se justifica. Projeto do então vereador Luciano Siqueira, a Lei Municipal nº 17.571/2009 reserva uma semana do mês de agosto para servir de homenagem a Burle Marx. Em tempo, a programação deste ano está sendo organizada pelo Comitê Burle Marx, formado por órgãos da Prefeitura do Recife e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Conselho dos Arquitetos do Brasil (CAU), entre outros parceiros.

Sucesso de público, o Olha! Recife também entra na dança. O projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife leva turistas e população local a conhecer mais da obra do paisagista falecido em 1994. O passeio realizado em ônibus vai fazer o Circuito das Praças Burle Marx, com saída da Praça do Arsenal, às 14h dos sábados, dias 15 e 22 de agosto. A modalidade inclui, ainda, uma visita à Barte Galeria. As inscrições, como de costume, acontecem previamente no site do projeto, às sextas-feiras que antecedam o passeio. A participação é gratuita. A equipe solicita, no entanto, que o participante leve um quilo de alimento não perecível a ser doado a instituições de caridade.

Confira a programação em homenagem a Burle Marx:

Sábado (8)
10h30 – Oficina de jardinagem: Paisagista Burle Marx
Local: Jardim Botânico do Recife, BR-232, KM 7,5, Curado

Quarta-feira (12)
19h – Palestra do jornalista Marcus Prado: Roberto Burle Marx: arquiteto, paisagista e pintor
Local: Barte Galeria, Avenida 17 de Agosto, 789, Casa Forte

Sábado (15)
8h – Peça teatral sobre Educação Patrimonial e Ambiental
Local: Praça de Casa Forte, s/n, Casa Forte
14h – Olha! Recife (ônibus): Circuito das Praças Burle Marx (Arsenal, República, Farias Neves, Euclides da Cunha, Derby), com visitação à Barte Galeria
Local: Saída da Praça do Arsenal , s/n, Bairro do Recife

Quarta-feira (19)
20h – Homenagem da Banda Sinfônica a Burle Marx
Local: Teatro de Santa Isabel, s/n, Santo Antônio

Sexta-feira (21)
8h – Peça teatral sobre Educação Patrimonial e Ambiental
Local: Praça Faria Neves, s/n, Dois Irmãos

Sábado (22)
14h – Olha! Recife (ônibus): Circuito das Praças Burle Marx (Arsenal, República, Farias Neves, Euclides da Cunha, Derby), com visitação à Barte Galeria
Local: Saída da Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife

Data a definir
Mesa Redonda: O tombamento dos Jardins de Burle Marx no Recife
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Coordenação: Laboratório da Paisagem
Mais informações: (81) 2126-8311

Econúcleos
Econúcleo Jaqueira – Quinta-feira a domingo, das 9h às 17h
Econúcleo Jardim Botânico do Recife – Terça a domingo, das 9h às 15h30

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *