Últimas

Tufão Soudelor faz doze mortos na China

O tufão Soudelor fez doze mortos no leste da China, enquanto cinco pessoas estão desaparecidas, em lugares atingidos pelas chuvas mais intensas do último século, informou neste domingo a imprensa oficial. Seis pessoas já haviam morrido durante a passagem do tufão por Taiwan.

O mau tempo causou deslizamentos de terra em áreas rurais da província de Zhejiang, no leste, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

De acordo com autoridades locais, citadas pela agência, as vítimas poderiam ter sido levadas pelas inundações ou soterradas pelos escombros das casas.

O tufão, que começou a varrer a China na noite de sábado, afeta cerca de 1,3 milhão de pessoas, de acordo com a agência, e já provocou estragos no valor de 3,8 bilhões de yuans (617 milhões de dólares).

Mais de dois milhões de casas ficaram sem energia, acrescentou a Xinhua. Neste domingo, a eletricidade já havia sido restaurada em parte delas.

As maiores precipitações dos últimos 100 anos atingiram principalmente o condado de Wencheng, que registrou 645 milímetros de chuva em 24 horas.

O tufão, que foi descrito como o mais poderoso do ano em sua passagem por Taiwan, tem enfraquecido desde então.

De acordo com o Centro Meteorológico Nacional, Soudelor deve ser rebaixado à noite para a categoria de tempestade tropical à medida que progride no continente.

Pelo menos 250.000 pessoas foram evacuadas nas províncias de Fujian e Zhejiang, em antecipação da chegada do tufão.

Em Taiwan, as chuvas causaram deslizamentos de terra. Árvores foram arrancadas, bem como fios elétricos, mergulhando quatro milhões de casas na escuridão.

Cerca de 500.000 continuavam sem energia neste domingo, de acordo com a companhia nacional Taiwan Power Co.

O número oficial de mortos em Taiwan subiu para seis com a descoberta do corpo de uma menina de oito anos de idade desaparecida na quinta-feira após ser arrastada pelas ondas que se formaram com a aproximação do tufão.

Sua mãe e sua irmã gêmea, igualmente arrastadas pelo mar, também morreram. Cerca de 379 pessoas ficaram feridas.

Taiwan retirou o alerta de tufão neste domingo, mas as autoridades alertaram que fortes chuvas ainda devem cair no sul da ilha.

Fonte: Band.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *