Últimas

Android 6.0 irá desabilitar janelas flutuantes de apps como padrão

O Facebook foi pioneiro ao introduzir as “Chat Heads” do Messenger, traduzida no Brasil como “Ícones de Bate-papo”. Logo vários outros aplicativos começaram a fazer o mesmo para mostrar letras de músicas, avisos, notificações, entre outros. No entanto, pelo menos no Android, essa onda deve ser limitada com a chegada da versão 6.0 (Marshmallow) do sistema operacional.

O Google parece ter percebido que os apps estavam abusando desta possibilidade. Esta permissão específica do Android é chamada “android.permission.SYSTEM_ALERT_WINDOW”, o que já dá a entender: ela foi criada para ser uma janela de avisos, e não uma ferramenta de interação com o usuário, explica o SlashGear.

Em alguns casos, este pop-up é útil; em outros, nem tanto. Por isso, o Google não irá remover completamente esta possibilidade dos desenvolvedores, mas dificultará bastante o seu acesso e só liberará com permissão explícita do usuário.

Com o novo sistema de permissões do Android 6.0, normalmente o usuário veria uma janela perguntando se ele libera uma determinada permissão, como o acesso à localização ou aos contatos. No entanto, no caso destes pop-ups, o aplicativo poderá apenas direcionar o usuário para a área configuração de permissões de aplicativos e deixar o usuário ativá-la manualmente.

O Google não se manifestou publicamente sobre a mudança, então só é possível especular os motivos. O fato é que está mais difícil para os desenvolvedores aproveitarem a funcionalidade das janelas flutuantes. Fica o mistério sobre o motivo de uma mudança tão repentina e silenciosa.

Via SlashGear 

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *