Últimas

Ban Ki-moon convida países árabes a reunião sobre conflito Israel-palestinos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convidou Jordânia, Egito e Arábia Saudita a uma reunião do Quarteto para o Oriente Médio este mês, na tentativa de buscar uma solução diplomática para o conflito israelense-palestino.

Os ministros das Relações Exteriores dos três países árabes se reunirão aos colegas russo, americano e à chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, nas conversações de 30 de setembro, disse o porta-voz da ONU nesta sexta-feira.

O convite se segue à decisão de fevereiro do Quarteto de incluir países árabes no esforço diplomático para retomar a paz entre Israel e palestinos.

De Luxemburgo, Mogherini disse que a União Europeia tinha “revitalizado o trabalho do Quarteto” e dado voz à esperança de que isto poderia ajudar a “reabrir horizontes futuros e políticos às conversações”.

Os esforços de paz entre palestinos e israelenses estão parados desde abril de 2014, quando fracassou a última rodada de conversações de paz, patrocinada pelos Estados Unidos e depois que a guerra na Faixa de Gaza, no verão boreal passado, deixou dois mil palestinos mortos.

Integrado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia (UE) e ONU, o Quarteto foi criado em 2002 com o objetivo de desempenhar um papel de mediador no processo de paz israelense-palestino.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *