Últimas

iPhone 6s vs Galaxy S6: qual smartphone é mais rápido?

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Sempre quando uma fabricante lança um novo smartphone vemos grandes números, seja na quantidade de núcleos na CPU, capacidade fotográfica do sensor da câmera, milhares de pixels na tela ou gigabytes e mais gigabytes de memória. O marketing precisa de números assombrosos para conquistar o público que está em busca de um novo smartphone. Neste cenário sempre vemos Samsung causar uma maior fascinação com seu monstruoso chipset Exynos 7420 usado nos seus principais lançamentos do ano. Mas será que o Galaxy S6 realmente entrega um desempenho superior aos seus rivais?

O comparativo da vez é contra o mais recente rival do flagship da sul-coreana, o iPhone 6s. Enquanto de um lado temos um smartphone com poderoso processador octa-core trabalhando a 2,1 GHz, 3 GB de RAM, GPU com oito núcleos e tela Quad HD; do lado da Apple temos um dual-core com velocidade de 1,8 GHz, 2 GB de RAM, GPU com seis núcleos e tela HD+ (750 x 1334 pixels). No papel, fica claro que o Galaxy é melhor, mas será que na prática também é?

[embedded content]

O comparativo de speed test consiste em colocar dois smartphones lado a lado e medir qual deles consegue abrir mais rápido uma quantidade determinada de aplicativos. Como pode ser visto, ambos são desligados e religados antes de começar o comparativo, mas já vemos que o iOS 9 dá boot mais rápido do que o Android Lollipop no Galaxy S6. Após isso, o responsável pelo teste foi abrindo cada app ao mesmo tempo e podemos notar o seguinte cenário:

  • Jogos: iPhone 6s não foi apenas mais rápido como também manteve todos os jogos rodando em segundo plano.
  • App sociais: neste cenário vemos o Galaxy S6 levar a melhor para abrir e carregar o conteúdo do YouTube, Twitter e Instagram.
  • Aplicativos do sistema: aqui vemos que tanto o Galaxy S6 quanto o iPhone 6s empatam ao acessar o menu de configuração do sistema, app de câmera e navegador.
  • Navegação: o navegador Safari no iOS 9 simplesmente foi mais rápido do que o Chrome no Android para carregar sites em formato mobile e também desktop.
  • Multitarefas: aqui vemos os 2 GB de RAM do iPhone 6s serem bem usados, mantendo todos os apps em execução; infelizmente, o mesmo não pode ser dito do Galaxy S6 que precisa recarregar vários apps mesmo tendo 1 GB a mais.
  • Benchmarks: com hardware mais parrudo, o Galaxy S6 acaba obtendo números maiores em testes sintéticos – o que já era esperado.

O que podemos concluir deste teste? Hardware sempre foi o forte da Samsung, mas a TouchWiz ainda continua sendo o calcanhar de Aquiles da linha Galaxy. O iPhone 6s não venceu todas as partes do teste, mas no geral entrega uma experiência mais convincente.

(atualizado em 27 de setembro de 2015, às 19:12)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *