Mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à internet

Considere-se uma pessoa privilegiada por poder ler esta notícia. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira, 21, pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial continua sem acesso à internet.

De acordo com o estudo, 3,2 bilhões de pessoas terão algum tipo de acesso regular à web até o fim deste ano. Isto representa 43,4% da população mundial, ainda longe da meta da ONU de 60% até 2020.

Em 48 dos países mais pobres, 90% da população continua offline. A situação é especialmente agravante no caso de mulheres: em nações em desenvolvimento, 25% delas têm menos acesso à rede do que homens. Esse índice salta para 50% em países da África.

Além disso, apenas 5% dos mais de 7.100 idiomas falados pelo mundo estão representados na internet. Muitas dessas línguas não utilizam o alfabeto latino, e, por isso, sequer conseguem compreender endereços e domínios digitais.

A velocidade com que mais pessoas passam a acessar a internet também vem diminuindo. Ainda de acordo com a ONU, o crescimento esse ano deve ser de 8,1%, enquanto, no ano passado, foi de apenas 8,6%. Até 2012, o índice foi, durante anos, superior a 10%.

Grandes empresas de tecnologia possuem projetos para levar internet de qualidade para todo o mundo. Confira a reportagem que fizemos sobre algumas dessas propostas:

Via Reuters

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *