Últimas

Mais de 70 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, o número de pessoas que usam o smartphone para acessar a internet no Brasil chegou a 72 milhões no segundo trimestre deste ano. São 4 milhões a mais do que no primeiro trimestre de 2015.

Por outro lado, houve uma diminuição no ritmo de crescimento de pessoas conectadas pelo celular. No quarto trimestre do ano passado, esse número chegava a 58 milhões. De lá para cá, são 14 milhões de novos usuários.

A pesquisa Mobile Report de julho de 2015 traz ainda dados sobre o comportamento do consumidor brasileiro na internet. Entre os 898 entrevistados, os aplicativos mais usados no celular são os de redes sociais, bancos, e-mails e mapas.

Além disso, a pesquisa mostra que 48% dos brasileiros têm o hábito de usar o smartphone logo antes de dormir. Outras situações incluem “enquanto esperam”, “assistindo TV”, “assim que acordam” e “no banheiro”. Esse último caso é mais recorrente entre consumidores da classe A.

Mesmo com o crescimento de internautas pelo celular, o PC continua sendo a principal plataforma de acesso dos brasileiros. O número de pessoas que moram em domicílios que possuem computador com internet chegou a 96 milhões em julho, segundo a pesquisa NetView, também do Ibope. Somando ao número de pessoas que acessar a web pelo PC no trabalho, o total chega a 103 milhões de usuários no desktop.

Outros números

Nesta semana, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) publicou uma pesquisa semelhante. De acordo com o grupo, o número de brasileiros que acessam a internet pelo celular é de 81 milhões – 9 milhões a mais do que o que indica a pesquisa do Ibope.

Também de acordo com o CGI, o celular é o segundo aparelho eletrônico mais presente nos lares brasileiros (92% deles), perdendo apenas para os televisores (98%). Para 19% dos entrevistados, o celular é o único meio de acesso à rede. A maioria ainda prefere o PC.

A diferença entre os números se deve ao método de pesquisa de cada empresa. As entrevistas realizadas pelo Ibope foram feitas pela internet entre julho e agosto, enquanto o CGI consultou 19 mil domicílios entre outubro de 2014 e março de 2015. O cálculo feito por cada centro de pesquisa não é divulgado.

Via EBC

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *