Últimas

Nova liga de alumínio não deixa iPhone 6s mais pesado; a culpa é do 3D Touch

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Ao pegar um iPhone 6s na mão, a primeira coisa que um usuário do iPhone 6 (antecessor) nota é que o novo celular da Apple é mais pesado. A coisa não é tão exagerada quanto muita gente imagina, mas também não é insignificante. Tanto o 6s quanto o 6s Plus são aproximadamente 11% mais pesados que os seus modelos anteriores.

O iPhone 6 tem 129g enquanto que o 6s tem 143g; o 6 Plus pesa 172g, já o 6s Plus pesa 192g.

Muita gente suspeita que a nova liga de alumínio aeroespacial utilizada nos novos modelos é mais resistente e, na mesma medida, é também mais pesada, por isso os novos modelos ficaram mais pesados. Acontece que a mistura exata de alumínios elementos utilizados pela Apple ainda é desconhecida, mas sabe-se que as ligas da série 7000 são ligeiramente mais densas que as misturas da série 6000, utilizada no iPhone 6. A grande diferença nas duas ligas é que a 7000 é composta, principalmente, por zinco, em comparação com a série 6000 que carrega em sua composição magnésio e silício.

Quem é o verdadeiro culpado?

De acordo com relatórios ambientais da Apple, o alumínio utilizado no iPhone 6s Plus, por exemplo, pesa apenas 2 gramas a mais do que o alumínio utilizado em seu antecessor. Já no caso do 6s tradicional, a liga é uma grama mais leve que a do iPhone 6. Com isto, não existe nenhum motivo para culpar a nova liga de alumínio, que é mais resistente que a anterior, pelo ganho de peso nos novos celulares.

Acontece que o peso extra vem quase exclusivamente a partir do novo display com tecnologia 3D Touch. A partir daí, o conjunto da tela agora pesa mais de duas vezes que no modelo anterior. No iPhone 6, o display pesa 12 gramas, e agora ele pesa 29 gramas graças à tecnologia. Como a Apple precisou adicionar uma nova camada para medir a pressão de toque, um novo sensor capacitivo também foi instalado na luz da tela, fazendo com que ela fique mais espessa e mais pesada.

De qualquer maneira, o 6s e 6s Plus pesam apenas 14 e 20 gramas a mais que os modelos antecessores, respectivamente. Isso, é claro, não vai fazer nenhuma diferença gritante no uso diário, mas é sempre bom ter conhecimento de informações do tipo. A grande questão é saber se a Apple já cogitou a ideia de aumentar o peso do iPhone e, na mesma medida, aumentar a capacidade de sua bateria – o que definitivamente seria um belo atrativo.

(atualizado em 14 de setembro de 2015, às 13:22)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *