Últimas

Pacientes com obesidade mórbida protestam contra adiamento de cirurgias no IMIP

Pacientes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) portadores de obesidade mórbida realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira. Em frente à unidade de saúde, no bairro dos Coelhos, no Recife, com cartazes nas mãos, eles se manifestaram contra o adiamento das cirurgias bariátricas.

Em nota, o IMIP informou que está se adequando à quantidade e à regularidade dos repasses do SUS, já que é prestador de serviços de saúde ao Sistema. Em decorrência desta adequação, diminuiu a oferta em alguns serviços, como o de  cirurgia eletiva. Ao final do documento, a unidade de saúde reafirmou o compromisso com o SUS ao “buscar a garantia do acesso à saúde e à assistência humanizada, ética e de qualidade aos usuários”.

Com obesidade mórbida grau três, Jefferson Almeida, conta que estava com cirurgia bariátrica marcada, mas recebeu a notícia que o procedimento está suspenso e sem previsão de retomada por conta da falta de materiais básicos e dos salários atrasados dos profissionais de saúde.

Já a idosa Maria Cacilda da Silva estaria tentando fazer uma cirurgia para colocar uma prótese de joelho desde março deste ano. Segundo a filha dela, Elisângela Batista da Silva, a operação já foi adiada várias vezes: “Primeiro informaram que havia paciente na frente e agora que não tem prótese. Pegam o número do paciente, mas nunca ligam para avisar que não haverá cirurgia e quando ligamos para procurar saber, ninguém informa nada e ainda dizem que tem que ir de todo jeito. Gasto mais de R$100 de táxi para levá- lá ao Imip, pois ela não tem condições de andar de ônibus, fora que mandam voltar na semana para remarcar, pois nem isso fazem. Como minha mãe, existem outras pessoas na mesma situação”.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *