Últimas

Pesquisa sobre celulares no Brasil aponta que 90% do mercado é dominado por Android

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Uma nova pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros com os smartphones foi lançada hoje pela Jana com muitos dados interessantes. Segundo ela o Brasil espera aumentar em até 50% o número de celulares no país até 2017, indo dos 49 milhões atuais para 72 milhões, mostrando que este mercado está funcionando a pleno vapor e desenvolvimento.

A pesquisa também apontou outras tendências relevantes, atualmente no Brasil 90% dos smartphones são do sistema Android. Entre eles, pelo menos a metade foi criada pela Samsung, o que é espantoso e demonstra como a empresa parece ter total controle deste mercado. Isso ocorre porque desde o inicio a gigante coreana optou por investir em todos os tipos de consumidor, desde o mais básico até os mais ricos. Depois da Samsung temos a Motorola com 21.1% do mercado (que está ganhando cada vez mais força) e a LG com 17%. A Apple e a Microsoft não possuem uma presença muito expressiva no Brasil.

Em termos de tipos de aplicativos mais usados, os que ganham são os de comunicação, como pode ser demonstrado pela fúria do presidente da Vivo diante do WhatsApp. Em segundo lugar ficam os apps de música como o Spotify e em terceiro os jogos eletrônicos. Em média o brasileiro utiliza 18 apps diferentes por dia, e sua popularidade é dividia entre três categorias: instalação, uso de dados e uso diário.

A primeira categoria considera o número de usuários que possui determinado aplicativo instalado em seu celular. Nela os cinco primeiros apps foram um pouco diferentes já que muitos destes são inevitáveis na hora de se instalar o sistema. A categoria é aberta pelo pacote “Google Apps” que reúne o Gmail, Maps e outros serviços básicos fornecidos pela Google, em segundo lugar temos o YouTube, em terceiro o WhatsApp, em quarto o Facebook, e em quinto o seu aplicativo de comunicação, o Messenger.

A segunda categoria é medida por uso de dados, ela basicamente indica aonde os brasileiros gastam mais megabytes dos seus pacotes de dados. Nesta categoria o grande campeão é o Facebook, a rede social que parece drenar a internet dos celulares brasileiros. Em segundo lugar temos o site de vídeos da Google, o YouTube, seguido pelo navegador Chrome no terceiro lugar do pódio. O WhatsApp e o Snapchat aparecem logo atrás destes neste campo.

Por fim, a última medida é o uso diário, quais são os aplicativos que mais são abertos todos os dias pelo Brasileiro. O primeiro lugar fica novamente com os serviços do Google (Google Play Services), que está quase sempre em execução em seu celular Android. Em seguida temos o WhatsApp, que é o mensageiro preferido dos brasileiros presente em 90% dos celulares aqui. O Facebook vem logo atrás seguido do app buscador da Google. Por fim, temos o Messenger. É interessante notar que tirando o Twitter em décimo terceiro lugar, todos os aplicativos que figuraram entre os 15 primeiros lugares pertencem apenas a duas empresas: A Google com 11 apps e o Facebook com 3 apps (todos no top 5).

A pesquisa da Jana ficou bem interessante e vale ver o resultado completo nas fotos abaixo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *