CEMIG lança bot de autoatendimento que permite comunicar falta de luz pelo Telegram

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Imagine usar a tecnologia atual dos aplicativos de mensagens instantâneas para reclamar com as companhias de problemas como a falta de luz. Essas reclamações até algum tempo atrás só podiam ser feitas através de telefone, mas já existe recursos muito mais avançados e que possibilitam um atendimento mais rápido e eficaz. Algumas empresas criam seus aplicativos e outras utilizam SMS com comandos para múltiplas funções.

Agora uma solução que pode ser ainda mais prática é o Telegram, que já pode ser utilizado pelos clientes da CEMIG, fornecedora de energia elétrica do Estado de Minas Gerais, para alguns serviços, inclusive reportar a queda de energia. O serviço de autoatendimento é semelhante ao que já existe via SMS e inclui outras funções como cadastro de cliente, obter débitos para pagamento das contas, histórico de consumo, como informar leitura, entre outros, incluindo reclamar sobre a falta de luz.

Os comandos são:

  • /conta – Para se obter os débitos para pagamento
  • /historico – Para visualizar o histórico de consumo
  • /leitura – Para informar a leitura atual
  • /luz – Para reportar uma queda no fornecimento de energia
  • /protocolos – Para consultar o histórico de atendimento

O autoatendimento é um bot que funciona através de comandos no aplicativo de mensagens. Por isso, claro, não é um atendimento completo por não contar com profissionais da companhia para conversar com os usuários. A notícia foi comunicada no site da companhia.

Para adicionar o contato do Autoatendimento da CEMIG no Telegram é simples, basta procurar por CEMIG dentro do aplicativo ou então adicionar o contato @CemigBot ou ainda acessar este link. Feito isso, será enviada uma mensagem de boas-vindas e então será necessário cadastrar a sua instalação uma única vez, bastando para tanto se fornecer o CPF ou o CNPJ, seguido de outra mensagem com o número do cliente.

Fica a dica para os leitores mineiros. Seria interessante se outras empresas de fornecimento de serviços como a CEMIG adotassem essa iniciativa, uma vez que o Telegram é um aplicativo bem prático de usar e tem a vantagem de poder ser instalado nos computadores e notebooks, certamente é mais vantajoso em relação ao autoatendimento via SMS.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

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