Últimas

Claro inicia teste com internet LTE-A no Brasil prometendo velocidade acima de 200 Mbps

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Durante a Futurecom que aconteceu esta semana, a TIM informou os seus planos para os próximos meses ao prometer levar rede de internet 4G para até 400 municípios, além de informar que estar trabalhando na implementação da tecnologia LTE-A no Brasil, o que permite trazer velocidade mais altas de conexão passando dos 250 Mbps. No entanto, a operadora italiana não é a única neste projeto, onde a Claro também informa que está trabalhando em uma solução bastante similar.

Enquanto a TIM está trabalhando em integrar as frequências de operação de 1.800 MHz e 2.600 MHz, a Claro vem testando a combinação da primeira com a banda de 2.500 MHz, o que permitirá ampliar em 30% a velocidade de conexão, também garantindo alcançar uma velocidade de download além de 200 Mbps.

“A ideia é pegar as faixas de frequências que tenham interoperabilidade com o LTE e usar essas fatias como um bloco único, dando mais capacidade de output para o cliente”, explicou o Diretor de Engenharia da América Móvil do Brasil, André Sarcinelli.

A primeira cidade a fazer parte dos testes com a nova internet 4G da operadora é Anápolis (GO) por sua alta demanda no uso de dados e por estar em região central do Brasil que facilita a implementação de toda a infraestrutura necessária. Outro fator que ajudou na escolha da região foi o fato de que a cidade goiana já passou pelo processo de ‘refarming’ que converte faixas de frequência do 2G em redes para 4G. Este é o passo inicial para a implementação da rede “4,5G”, como vem sendo chamada pela Claro.

A partir de novembro a Claro tem planos de levar a novidade para algumas cidades paulistas como Taubaté e Sorocaba. No entanto, a capital do estado ficará em segundo plano, por enquanto. “A gente vai avaliar como se comporta, qual a penetração e como esse mercado vai se desenvolver, e em sequência vamos focar onde houver demanda, eventos, estádios, durante as Olimpíadas”, disse Sarcinelli.

Assim como a TIM, Claro vem fechando parceria com a Ericsson para implementar a nova rede em São Paulo. No entanto, a operadora vem trabalhando com a Huawei para oferecer a nova conectividade em Anápolis. Claro, para usufruir de toda a velocidade é necessário ter um smartphone compatível com o padrão LTE-A. Atualmente, temos os novos iPhones da Apple e os recentes flagships da Samsung.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *