Últimas

Comparativo de fotos em RAW e JPG mostra o potencial de edição do Snapseed

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Hoje mais cedo comentamos sobre a nova versão do Snapseed que traz uma novidade aguardada a muito tempo pelos usuários do Android: suporte à edição de fotos em formato RAW. De acordo com o engenheiro da Google, o suporte a este formato é um avanço necessário para o sistema pois permite preservar todos os dados originais que foi capturado pela câmera. Isso permite que você possa realizar edições – como recuperar destaques precisos mesmo em imagens de alto contraste – que são impossíveis com o formato mais comumente usado, o JPEG.

O suporte ao formato começou a ser liberado pela Google com a chegada do Android Lollipop, mas as fabricantes que atualizaram seus aparelhos do KitKat para esta versão do sistema acabam não liberando a novidade devido a limitações de drivers. Assim, apenas os recentes lançamentos vieram com suporte completo à API 2.0 de câmera da Google. Mas será que tirar fotos em RAW faz tanta diferença assim? Confira abaixo duas imagens que mostram a diferença na qualidade final de uma imagem editada em JPEG e outra em DNG (formato do arquivo ao qual é salvo cada imagem).

A nova versão 2.1 do Snapseed conta com um botão que permite fazer uma edição automática da imagem de forma rápida e simples. No primeiro comparativo podemos ver que o aplicativo realmente mostra uma grande diferença em brilho, contraste e sombras. Realmente fica claro que a novidade funciona de forma totalmente satisfatória. Já no segundo exemplo vemos outra imagem que foi editada em formato JPEG comparado com a mesma tirada em RAW. Aqui é possível ver uma maior quantidade de detalhes na segunda, especialmente na parte de sombras que acabam escondendo vários elementos no canto inferior.

Quem ainda não experimentou a nova versão do Snapseed, basta fazer download do aplicativo diretamente da Play Store. A novidade é compatível com smartphones com Android 4.1 ou superior, mas é preciso ter algum lançamento recente para tirar todo o potencial com edição de fotos RAW.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *