Últimas

Coreia do Norte convoca 1º congresso do Partido dos Trabalhadores desde 1980

O congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte será o primeiro sob o regime de Kim Jong-Un. Foto: Kcna/AFP/Arquivos
O congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte será o primeiro sob o regime de Kim Jong-Un. Foto: Kcna/AFP/Arquivos

Seul – A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que celebrará em maio de 2016 o primeiro congresso do Partido dos Trabalhadores em 36 anos. Este será o sétimo congresso do partido único do país, de inspiração marxista-leninista, desde sua fundação em 1945.

O último congresso do Partido dos Trabalhadores aconteceu em outubro de 1980, quando o país era governado por Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte e avô do atual dirigente Kim Jong-Un. O anúncio foi feito pelo gabinete político do comitê central do partido em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

A nota não revela detalhes sobre a agenda e indica apenas a necessidade de “reforçar o partido e ampliar seu papel dirigente”. De acordo com analistas, a reunião pode ser uma oportunidade para anunciar mudanças de orientação estratégica do país ou na direção do partido. A decisão de convocar o congresso está claramente vinculada ao 70º aniversário do Partido dos Trabalhadores em 2015.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *