Deusas Gregas ganham vida em ensaio de fotógrafo arapiraquense

A Mitologia Grega talvez seja o tema das aulas de história que mais consegue prender a atenção dos jovens estudantes. Aficionado no tema, o fotógrafo arapiraquense Erick Balbino resolveu utilizar as divindades femininas da mitologia grega como fonte de inspiração para um projeto autoral, intitulado ‘Grega’.

O trabalho foi idealizado em parceria com o produtor, também arapiraquense, Lucas Ferreira. A dupla passou mais de dois meses estudando, pesquisando as características das personagens e selecionando as modelos e os profissionais que trabalhariam no projeto.

O ‘Grega’ também contou com a colaboração do maquiador Erick Maldonato, que assinou a beleza das deusas Atena, Perséfone, Hera e Medusa; e da maquiadora Jaci Farias, que assinou a beleza de Afrodite.

“Apesar de reconhecer a metáfora utilizada por trás de cada estória da Mitologia Grega, sempre me perguntei como estariam algumas dessas personalidades caso fossem reais e vivessem no século XXI. Para compor o trabalho, utilizei a proposta de reencarnar as deusas gregas nas modelos”, disse o fotógrafo.

Atena

A modelo Elis Monteiro deu vida à Atena, Deusa da Sabedoria e da Estratégia. A personagem é filha de Zeus e foi concebida apenas pelo pai como prova de que ele não precisava de ninguém para procriar.

Atena ganhou vida na atualidade como uma executiva bem-sucedida e autossuficiente, que não está nem um pouco preocupada com os desafios, pois sabe que foram feitos para ser superados.

“Escolher Elis para representar a Deusa da Sabedoria não foi em vão. A modelo está prestes a concluir o curso de graduação em Letras e já atua como professora de português e redação. Além disso, Elis tem um temperamento forte e decidido, digno de Atena”, relatou o produtor Lucas Ferreira.

Afrodite

Quando o assunto é beleza e sensualidade, o nome que vem a cabeça é o de Afrodite, que se apoderou do corpo da modelo Thalía Santos para ganhar vida nestes dias.

Apesar de ser a representatividade grega do amor, Afrodite era uma deusa extremamente perigosa e não tinha piedade dos seus inimigos.

“Quando estávamos escolhendo o casting para compor o projeto e vimos algumas fotos da Thalíapercebemos de cara a sensualidade e o ar de mistério que precisávamos para Afrodite. Foi tarefa fácil escolhê-la para o papel”, ressaltou a dupla.

Perséfone

A personalidade da Deusa da Terra e da Agricultura sempre foi uma incógnita. Perséfone ficou conhecida também como Deusa das Trevas e era a responsável por vigiar as almas perdidas. A mitologia conta que ela foi obrigada a deixar seus pais para casar-se com o próprio tio, Hades, o Deus das Trevas.

Seu rosto quase que angelical era tão belo que constantemente a comparavam com as flores que cuidava, mas Perséfoneescondia segredos das trevas e tinha uma vida dupla. Durante o dia cuidava dos jardins do Olimpo e anoite ficava com Hadesnas profundezas, onde se transformava na sombria Proserpina.

No projeto Grega, quem deu vida a Perséfone e Proserpina foi a modelo Maria Andressa Sampaio. “Os olhos claros e misteriosos de Andressa nos motivaram a convidá-la para viver a deusa com distúrbio de personalidade. O resultado foi impressionante”, continuaram.

Hera

Quem deu vida a rainha do Olimpo foi a também modelo Joyce Silva. Uma das deusas mais maduras, Hera ficou conhecida como a protetora do casamento e da fertilidade. Ela governava o Olimpo ao lado do marido, Zeus e ostentava todo o seu poder e riqueza.

Hera sempre foi muito dedicada ao casamento e seu ciúme era quase que doentio, vindo a perseguir todas as amantes de Zeus e matando os filhos que ele teve fora do casamento.

Uma característica marcante é na deusa é a maturidade e responsabilidade. “Tal característica foi fundamental para escolher Joyce como a modelo para dar vida a Hera. Foi algo muito presente durante toda a produção antes dos cliques”, ressaltaram.

Medusa

Apesar de muitos não saberem, Medusa também foi uma deusa e tinha duas irmãs, mas ao contrário delas, era a única mortal. Beleza, corpo esbelto e pele impecável eram algumas das características físicas desta que acabou se tornando uma das mais perversas divindades da Mitologia Grega.

Medusa foi transformada em um ser horrendo, depois de ter despertado a ira de Atena. Sua pele se tornou áspera, suas unhas se transformaram em verdadeiras garras e no lugar de cabelos foram colocadas serpentes.

“Quando iniciamos as pesquisas para o projeto, a única certeza que tínhamos é que Ana Cláudia tinha que ser nossa Medusa. Não só pelos cachos perfeitos, mas por toda a personalidade forte que ligavam a modelo e a deusa”, concluíram.

Parcerias

A ajuda de alguns profissionais foi fundamental para a realização deste trabalho. “Quando resolvemos fazer os ensaios queríamos um time de bons profissionais com a gente. Os nomes de Erick Maldonato e Jaci Farias já eram bastante conhecidos em Arapiraca e decidimos fazer o convite a eles, que não relutaram em aceitar. Sem esses dois nós não teríamos conseguido finalizar esse projeto”, relatou o fotógrafo.

O “Grega” pode ser conferido na íntegra na Página Oficial do fotógrafo no Facebook e no Flickr.

 

Por: 7 Segundos

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *