Últimas

Dia da Conectividade mobiliza escolas públicas de todo país

Até agora foram feitos são 21.771 testes de velocidade em todo Brasil. Foto: Divulgação.
Até agora foram feitos são 21.771 testes de velocidade em todo Brasil. Foto: Divulgação.

Plataformas que auxiliam o estudo e o ensino dentro e fora das escolas são facilmente encontradas na web. Mas o acesso a essas ferramentas é dificuldada pela velocidade oferecida nas escolas públicas. Cerca de 80% das instituições de ensino tem 2MG ou menos disponíveis. Por isso, a campanha Internet na Escola propõe a universalização da Internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras através da mobilização de professores e alunos.

No Recife, a escola Dr. Fábio Corrêa, localizada no bairro de Beberibe, está engajada no projeto e promove um dia de tarefas e competições que envolve todos os alunos e professores. “Nós elaboramos cartazes, competição de videogame, intercâmbio com outras escolas por Skype e WhatsApp e uma gincana da interatividade, além de outras atividades que serão realizadas pela manhã e tarde. Nós também temos uma fábrica de aplicativos com alunos do primeiro e segundo ano, atualizações nas redes sociais e no blog que auxilia a mobilização geral”, conta a professora Silvana Pessoa.

A iniciativa é da Fundação Lemann e do Instituto Inspirare, em parceria com o Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS) e a rede de mobilização Nossas Cidades. O movimento tem o objetivo de pressionar o Governo Federal a criar políticas públicas que incentivem o uso da internet para uso pedagógico e promovam conexões que facilitem o uso dessas plataformas. “A maioria das escolas não têm banda larga suficiente para fazer uso pedagógico de ferramentas educativas importantes. Por isso esse dia foi criado para chamar atenção do Governo e promover a interação entre as instituições”, afirma Anna Livia Arida, diretora da Rede Nossas Cidades.

As escolas que não participaram do Dia da Conectividade podem acessar o site e realizar o teste de velocidade de conexão para incluir a escola no Mapa da Conectividade, que será entregue ao poder público e servirá de base para identificar a priorização de investimento. Outra maneira é enviar um e-mail para a Presidente Dilma Rousseff pedindo a assinatura de um compromisso público por 10 MEGA em todas as escolas públicas do Brasil.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *