Dispositivo usa Wi-Fi para enxergar através de paredes

Os pesquisadores do laboratório de ciência da computação e inteligência artificial do MIT desenvolveram um dispositivo chamado RF-Capture. O que ele faz? De forma resumida, ele consegue visualizar coisas e reconhecer pessoas através de paredes usando os sinais de rádio do Wi-Fi.

Ele funciona emitindo sinais através das paredes. Assim que as ondas encontram um corpo humano do outro lado, elas são refletidas. Conforme a pessoa se movimenta, o dispositivo consegue capturar várias imagens para conseguir criar uma silhueta.

Pode não parecer muito, e de fato não é a mesma coisa que a visão de raio-x dos quadrinhos, mas os pesquisadores dizem que a tecnologia é altamente avançada, que foi capaz de notar diferenças entre 15 pessoas por meio das informações coletadas, como frequência cardíaca e padrão de respiração.

Para que isso será útil? Para muitas coisas, preveem os pesquisadores, que vão além de ficar espiando o que as pessoas fazem na privacidade de suas casas. Uma das possibilidades é a captura de movimentos para criação de animações, por exemplo. O RF-Capture não necessita que atores usem marcadores no corpo para que sua movimentação seja digitalizada.

A equipe também está desenvolvendo outras possibilidades, incluindo o apoio a pessoas idosas, permitindo a criação de ligações de emergência caso elas caiam no chão. Também há outras possibilidades, como ajustar a iluminação, TV e ar condicionado conforme as pessoas se movimentam pela casa. Claro que há ainda a opção de ser usado para monitoramento de segurança.

[embedded content] Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *