Últimas

Estudantes de Penedo visitam e participam de atividades no IMA

O grupo conheceu o Jardineto Botânico e teve uma aula no Barco-escola

 

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), mais de trinta alunos da Escola Estadual João Valeriano, localizada no município de Penedo. Os estudantes visitaram o Jardineto Botânico e, logo em seguida, foram até a sede descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, para embarcar no catamarã do projeto Navegando com o Meio Ambiente, conhecido também como Barco-escola.

Os alunos e professores da escola estadual souberam dos trabalhos de educação ambiental do IMA através da estudante Fabiana Costa Santos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Fabiana é coordenadora do projeto “Práticas Sustentáveis a partir do Óleo de Cozinha”, que aborda a reutilização do óleo de cozinha por meio de visitas domiciliares, reuniões e oficinas sobre o tema.

A estudante conheceu o trabalho do órgão em maio de 2014, quando equipes do Instituto estiveram em Penedo para a realização de duas gincanas ambientais na Escola Municipal Manoel Soares de Melo.

“Em Penedo as pessoas viam o IMA como um órgão apenas de fiscalização. Com as atividades de educação ambiental realizadas na região, essa imagem foi quebrada e agora as pessoas do município têm procurado o IMA também para ações de educação”, afirmou Fabiana.

No Jardineto Botânico, os jovens puderam conhecer plantas nativas e exóticas, como a Craibeira, o Ouricuri, Mandacaru, Pau Brasil e dois exemplares recém-plantados da árvore Jequitibá, uma das espécies emblemáticas da Mata Atlântica. Os alunos conheceram também um espaço reservado à prática de compostagem e um pequeno lago com peixes ornamentais e plantas adaptadas ao ambiente aquático.

IMG_5792

Já na aula de campo no Barco-escola, os estudantes tiveram acesso às belezas e principais problemas enfrentados pelo Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM), além de aprenderem, com os técnicos do IMA, sobre as características geográficas, a flora e a fauna da região

Serviço
As visitas ao Jardineto Botânico são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelos telefones 3315-1747 (ramal 216 ou 263).

As aulas no Barco-escola podem ser agendadas com a técnica Juliana Costa, no número 99623-4585.

 

Por Elayne Pontual

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *