Últimas

Facebook lança Express Wi-Fi para oferecer internet sem fio a baixo custo na India

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Em Narendra Nagar, na Índia, no telhado do templo Shri Kunjapuri localizado no sopé dos Himalaias, uma torre de metal de retransmissão de microondas faz parte de uma rede de comunicações que abrange 2.500 milhas quadradas de terreno montanhoso. Essas torres são a chave para as ambições do Facebook na Índia: O Express Wi-Fi.

O objetivo é construir uma rede de pontos de acesso barato via Wi-Fi que poderia ajudar os residentes em áreas remotas e vilas, como os da região de Garhwal, perto da fronteira do Nepal, a usar a Internet quase tão facilmente como as pessoas fazem no Ocidente. As torres de transmissão dos sinais comunica-se com a estação de base no vale abaixo, outras torres da montanha e, em última análise, os pontos de acesso à Internet em cerca de 40 aldeias.

O serviço de Internet sem fio, Express Wi-Fi, não é gratuito, mas por 10 rúpias, ou cerca de 15 centavos de dólar, os clientes podem comprar o acesso com 100 megabytes de dados por um dia; com 3 dólares pode comprar 20 gigabytes de dados, que podem ser utilizados ao longo de um mês. Esses preços são cerca de um terço do custo de planos de dados pré-pago similares do Airtel, a operadora de celular mais confiável nas montanhas.

Porém, os serviços locais são limitados. Ujjwal Kohli, um estudante de 17 anos, conta que seu plano de dados Airtel “só funciona em um lado da casa”. Essa era uma queixa comum sobre o Express Wi-Fi, que tem um único ponto de acesso na cidade de 5.000 pessoas e concentra o sinal no mercado principal de negócios.

O Express Wi-Fi é parte do Internet.org, do Facebook. Uma das iniciativas mais importantes do Internet.org é um pacote de serviços de Internet básicos gratuitos que a empresa está oferecendo agora através de operadoras de celular locais em 25 países, incluindo a Índia. Mas melhorar o acesso físico à Internet é uma parte importante do Internet.org, também, e a Índia tornou-se um campo de testes primordial para a empresa.

Claro que Facebook tem um incentivo e interesse para melhorar a Internet na área rural da Índia: Todos os que buscam o serviço dizem que os aplicativos Facebook e WhatsApp, que também é de propriedade da companhia, estavam entre os aplicativos que mais utilizam. Em toda a Índia, o Facebook já tem cerca de 130 milhões de usuários. Quanto mais usuários, mais receita para a empresa.

Uma vez que o Facebook não tem interesse em entrar diretamente no negócio de serviços de Internet, a companhia fez uma parceria com um provedor de acesso à Internet rural indiana, AirJaldi, para gerenciar a instalação real e operação do serviço Express Wi-Fi.

Um componente importante no sistema é o comerciante em cada aldeia que vende o serviço. Facebook e AirJaldi decidiram que deveria haver apenas um vendedor autorizado por aldeia para que ele tenha um maior incentivo para vender quantas assinaturas for possível.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *