Últimas

FairPhone 2: primeiro smartphone modular do mercado terá vendas iniciadas em dezembro

Da Redação do site Tudocelular.com.br

No início do ano era comum vermos notícias sobreo o Projeto Ara, iniciativa da Google que promete traz smartphones completamente modulares para o mercado. A espera é grande pelos usuários pois a novidade permite que cada um possa montar um celular com tudo que deseja: resolução de tela, chipset, quantidade de memória, resolução da câmera, entre outros componentes. Realmente é algo inovador, mas que acabou sendo adiado devido à falta de investimento de empresas parcerias.

Enquanto o Projeto Ara não fica pronto, a fabricante FairPhone lançou um celular em 2013 voltado para aqueles que se preocupam com o meio ambiente. O modelo tinha o diferencial de trazer componentes que agridem menos o meio ambiente em comparação com que é usado pela maioria das fabricantes do segmento, além de trazer um custo de venda bem próximo do valor de produção. Agora, a companhia volta com informações que indicam que a segunda geração está em desenvolvimento, mas com o diferencial de trazer a modularidade prometida pela Google.

A empresa acredita que ao permitir aos seus clientes trocar apenas um componente ao invés de trocar todo o smartphone ajudará ainda mais o meio ambiente ao reduzir a quantidade de celulares descartados por ano. Infelizmente, a novidade não permite que você escolha trocar um componente por outro mais potente. Assim, ao comprar o FairPhone 2 e o mesmo ficar defasado daqui a alguns anos, não será possível trocar apenas o chipset. E qual a vantagem do novo produto da empresa? Se algum componente do seu celular apresentar defeito, basta comprar apenas aquele chip e ter o celular novinho novamente. A sua estrutura é montada de certa forma que você possa abrir facilmente em casa e realizar qualquer reparo.

O lado ruim está no preço. A empresa irá cobrar US$ 583 por um celular que traz tela de 5 polegadas Full HD, chipset Snapdragon 801, 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno, câmera principal de 8 megapixels e frontal de 5 megapixels. A empresa informa que este hardware é suficiente para empurrar o Android por pelo menos 5 anos. A novidade chegará apenas ao mercado europeu, mas poderá ser expandido futuramente. Além disso, a companhia informa que poderá lançar variantes com outro sistema operacional em breve.

O produto entrará em produção em massa já no próximo mês e estará disponível no mercado em dezembro. A empresa acredita que terá 20 mil unidades prontas na pré-venda. Será que o novo modelo fará sucesso? Talvez oferecer diferentes componentes, como Google vem prometendo com o Projeto Ara, tornaria o FairPhone 2 ainda mais interessante.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *