Últimas

Google deve encerrar Chrome OS e adotar o Android em PCs

O Chrome OS tem crescido, mas nunca foi um sucesso. O Android, por sua vez, é o sistema móvel mais usado no mundo. O Google percebeu essa discrepância e deve começar a trabalhar para eliminá-la. Como? Transformando tudo em uma coisa só, conforme indica o Wall Street Journal.

Segundo a publicação, o Chrome OS vai ser incorporado ao Android, que é uma marca com muito mais força. Isso quer dizer que não deve demorar muito para começarmos a ver o Google promovendo computadores de todos os tipos com Android (notebooks, desktops, tudo-em-um…). Os Chromebooks e Chromebox devem ganhar um novo nome, também.

Espera-se que uma prévia deste novo projeto seja apresentada durante o Google I/O 2016, o evento para desenvolvedores da empresa que acontece em junho. Também é previsto que o lançamento do novo sistema unificado aconteça em 2017, indica o site The Verge.

Para quem acompanha o que acontece no Google, não chega a ser surpreendente. Com a reorganização da Alphabet, Sundar Pichai ficou com o cargo de CEO da empresa de buscas. Ele já havia comandado tanto a divisão do Chrome OS quanto a do Android e, durante seu tempo, trabalhou para aproximar as duas coisas, permitindo que alguns aplicativos funcionassem nos Chromebooks. Agora que tem mais poder, o passo lógico seria juntar os dois de uma vez.

Será interessante ver o que sairá dessa nova ideia. Uma possibilidade é a criação de algo como o Continuum, do Windows 10 Mobile, que permite que (alguns) smartphones sejam conectados a monitores com uma interface que se adapta à tela maior. Na prática, é como se o celular se tornasse o gabinete do PC.

Vale observar: já existem laptops com Android. No entanto, o sistema não foi feito para este tipo de aplicação. Por ter o código aberto, nada impede que empresas modifiquem o software para utilizá-los para quaisquer fins que preferirem. No entanto, esta prática nunca teve nenhum tipo de apoio do Google. Até agora.

Via The Verge e Wall Street Journal

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *