Google incorpora chip QFuse no Nexus 6P para dedurar quem altera o sistema

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Quem teve um Galaxy Note 3 deve ter se irritado com uma grande mudança que a sul-coreana fez no bootloader do aparelho. Se você é daqueles que curte explorar todo o potencial do dispositivo ao sair testando ROMs diferentes, deve ter batido de frente com o Samsung Knox. A suíte de segurança da empresa vem para criar uma camada a mais de proteção no sistema, mas a mesma para de funcionar caso você faça root em seu Galaxy. Com o Note 3 Samsung incluiu um chip chamado QFuse que dispara um sinalizador no bootloader para informar que seu sistema foi alterado. Essa solução ainda vem sendo usada nos recentes lançamentos da sul-coreana.

O problema é que tal processo é irreversível. No entanto, após vários meses de lançamento, os talentosos desenvolvedores do XDA descobriram como manter o Knox Flag como inalterado, no entanto, sem comprometer a integridade do sistema. A má notícia é que outras fabricantes parecem estar seguindo o mesmo caminho. Huawei e Google incluíram o mesmo chip no Nexus 6P, o que faz a garantia do seu smartphone ser cancelada caso você desbloqueie o bootloader para fazer root no aparelho.

Por que Google adotaria tal política tão restrita? Tudo gira em torno do Android Pay. Por se tratar de uma ferramenta para pagamentos digitais, a mesma precisa ser o mais segura possível. Com o chip QFuse, a fabricante ficará tranquila quanto à integridade do software do seu aparelho. Caso seus dados sejam roubados e você abra um processo contra a Google ou a fabricante do smartphone o chip QFuse irá dizer se a culpa será sua por ter desbloqueado o bootloader para liberar o acesso root.

E não adianta reinstalar o software de fábrica ou trancar novamente o blootloader. O aviso continuará existindo já que o chip foi violado. A única solução é trocar a placa PCB para ter um chip complementarmente novo. Claro, poderemos ver alguma ferramenta de acesso root para o Nexus 6P que não dispare essa proteção, como aconteceu com alguns modelos da Samsung. No entanto, se o chip já foi violado, então não há mais o que fazer. Ainda não há informações se a LG fez o mesmo com o Nexus 5X, mas se o foco é garantir a segurança no uso do Android Pay, então podemos esperar que o mesmo também conte com um chip QFuse.

O Huawei Nexus 6P ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *