Google Street View faz tour por cemitérios famosos de São Paulo

Dentro de uma semana será possível fazer um tour virtual por três dos mais tradicionais cemitérios paulistanos: o da Consolação, o do Araçá e o de São Paulo. Tudo via Google Street View, ferramenta que cada vez mais funciona como um visualizador do que existe no mundo.

“O plano do projeto Street View é fazer um ‘espelho’ virtual do mundo. Os cemitérios são parte importante do desenvolvimento das cidades e retratam diversos momentos culturais”, diz o engenheiro Tomás Nora, chefe do Google Street View no Brasil. “Esses três cemitérios foram escolhidos pela riqueza de traços culturais.”

Diferentemente de como é feito nas ruas, em que um veículo equipado com câmeras esquadrinha a cidade, no caso dos cemitérios os técnicos do Google utilizaram uma mochila, batizada de Trekker, para registrar as imagens.

No começo de outubro, em projeto semelhante, o Cemitério São João Batista, do Rio, foi o primeiro da América Latina a entrar na ferramenta. Tomás Nora diz que a intenção da empresa é fazer o mesmo em todos os cemitérios de São Paulo, “porém, sem planos definidos”.

História

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é o mais antigo de São Paulo. Ali estão os restos mortais de célebres como Campos Sales, Marquesa de Santos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Washington Luís, Antoninho da Rocha Marmo, Monteiro Lobato e Tarsila do Amaral. 

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *