MediaTek pode adiantar seu novo chipset Helio X30 para brigar com Snapdragon 820

Da Redação do site Tudocelular.com.br

No começo do ano, a MediaTek apresentou duas grandes novidades para o seu vasto portfólio de chipsets: os SoCs Helio X10 e Helio X20. O primeiro é formado por oito núcleos Cortex-A53 trabalhando em velocidade máxima de 2,2 GHz – o que promete entregar um desempenho de flagship a smartphones de gama média. Não satisfeita, a companhia foi a primeira a revelar o primeiro processador deca-core do mercado móvel, trazendo uma combinação de 10 núcleos de processamento para celulares. A novidade vem sendo bem aguardada para o final do ano, mas a empresa já está trabalhando no seu próximo chipset de alta performance.

As primeiras notícias que tivemos do Helio X30 começaram a surgir a algumas semanas. Mesmo o SoC mais topo de linha da empresa contando com 10 núcleos, a fabricante deixou claro que ele ainda não seria destinado aos novos flagships. Com isso, o Helio X30 chega para cumprir este papel. A principal mudança está no processo de fabricação: enquanto os demais ainda vinham com litografia de 28 nanômetro, o novo chega com processo a 16 nm. Isso deverá garantir um aumento no desempenho sem sacrificar a bateria do dispositivo.

Assim como o todo poderoso Helio X20, a novidade virá com 10 núcleos sendo divididos em quatro clusters diferentes: 2 Cortex-A53 a 1 GHz + 2 Cortex-A53 a 1,5 GHz + 2 Cortex-A53 a 2 GHz + 4 Cortex-A72 a 2,5 GHz. Você deve estar se perguntando: por que usar o mesmo núcleo em blocos diferentes com velocidades variadas? Os dois primeiros trabalham dentro da norma definida pela ARM, o que mantém o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo. O segundo bloco traz o mesmo processador com overclock, onde será usado em momentos mais críticos quando o desempenho máximo for exigido. Já o Cortex-A72 ficará inativo na maior parte do tempo, evitando um gasto desnecessário.

De acordo com Pan Jiutang, famoso analista chinês, MediaTek pretende trazer o Helio X30 já no início do segundo semestre de 2016. Ele virá para brigar com o Snapdragon 820 e o Exynos 8890 da Samsung. O modelo da MediaTek também contará com memória LPDDR4 e a mesma GPU que poderá ser usada pela sul-coreana em seu chipset, a Mali-T880. Todos os lançamentos de 2016 são cogitados para trazer um modem de categoria 10, o que garante uma velocidade de transferência de dados de mais de 450 Mbps. Enquanto isso, ainda aguardamos algum lançamento com Helio X20.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *