Últimas

Nokia apresenta os melhores resultados com Internet 5G ao atingir velocidade de 10,22 Gbps

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Várias empresas vêm vem trabalhando na implementação da internet móvel 5G, Huawei desenvolvendo em conjunto com a operadora japonesa NTT Docomo para implementar a faixa de operação de 6 GHz, que pode não ser a mais rápida, mas tem um alcance maior e é compatível com a infraestrutura do mercado atualmente. Assim, os últimos testes mostraram que é possível chegar facilmente a velocidade de 3,6 Gbps – valor dez vezes maior do que vemos no 4G LTE em vários mercados. Realmente mostra que é um feito impressionante, pelo fato que não há um gasto muito grande na implementação de novas antenas.

Samsung é outra com grande investimento no setor. A empresa sul-coreana apresentou a sua proposta na oficina 3GPP RAN 5G, uma organização privada que decide normas técnicas e compreende a provedores de comunicações e empresas de equipamentos de grande móvel de todo o mundo. Este workshop especial foi assistido por cerca de 500 funcionários da indústria. Um cronograma de normalização gradual tem sido proposto para configurar o primeiro padrão para redes 5G incluindo tecnologias de bandas de frequências mais altas acima 6GHz para implementação em 2018 com a linha do tempo para o segundo conjunto padrão para dezembro de 2019.

Nokia também é mais uma no desenvolvimento da tecnologia 5G. A fabricante finlandesa vem trabalhando com a operadora du, famosa no Oriente Médio, para apresentar um feito ainda mais notável que o da Huawei. Enquanto a fabricante chinesa vem brincando com velocidade de 3,6 Gbps, Nokia demostrou durante a feira de tecnologia GITEX, em Dubai, que já é possível alcançar a velocidade de 10,22 Gbps sob baixa latência, mas que ainda poderá ser ultrapassado futuramente.

Essa internet de altíssima velocidade não será usada apenas por smartphones, mas Nokia informa que a novidade virá para impulsionar o desenvolvimento da ‘Internet das Coisas’ já que uma imensidão de dispositivos inteligentes conectados ao mesmo tempo exigirá muito mais da conexão com a internet que temos disponível atualmente. Não apenas isso, mas a nova rede permitirá uma rede mais estável em qualquer lugar, evitando que seus downloads sofram queda de velocidade.

Não sabemos se o investimento da Nokia incluirá outros países como o Brasil. Ericsson foi a primeira a apostar no desenvolvimento da nova rede móvel no país com testes iniciando em 2016. No entanto, todas as companhias envolvidas alegam que veremos internet 5G comercial apenas em 2020.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *