Últimas

Parlamento Europeu decide à favor da concessão de Asilo para Edward Snowden

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Depois de quase dois anos vivendo na Rússia, chegando até mesmo a pedir asilo no Brasil, Edward Snowden finalmente pode ter esperanças de deixar sua casa atual em Moscou. Depois de uma apertada votação no Parlamento Europeu, o mesmo decidiu recomendar que todos os países da União oferecessem proteção ao delator das atividades da NSA. Isso significa tirar qualquer tipo de acusação sobre o nome dele e protegê-lo de extradição para os Estados Unidos.

O Snowden comentou sobre a novidade em seu Twitter e demonstrou estar animado com a possível mudança. A votação no Parlamento Europeu foi apertada, com uma diferença de apenas 5 votos. Ativistas do mundo todo estão comemorando a novidade, alegria que foi compartilhada pelo escritório de advocacia que defende Snowden em Berlim.

Ainda falta muito para que ele possa sair, a decisão do Parlamento não é mandatória aos países membros da União Européia, ela funciona muito mais como um guia sobre como proceder. No entanto, será difícil para qualquer país europeu recusar um pedido de extradição dos Estados Unidos, tendo em vista o quão importante é a relação entre eles. Foi este mesmo medo que fez com que Dilma Rouseff negasse dar um visto permanente para Edward, que foi vital para que outros países descobrissem que os EUA estavam espionando os seus cidadãos e empresas.

Hearing reports EU just voted 285-281, overcoming huge pressure, to cancel all charges against me and prevent extradition. Game-changer.

— Edward Snowden (@Snowden) October 29, 2015

“Nossa posição não mudou”, disse Ned Price, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional ao The New York Times. “O senhor Snowden é acusado de vazar informações classificadas e enfrenta acusações criminais aqui nos Estados Unidos. Como tal, ele deve ser devolvido para os EUA, logo que possível, onde ele será concedido total devido processo. “

Vamos torcer que os países europeus como um todo sigam a decisão do Parlamento e dêem um pouco mais de liberdade para um homem ético e corajoso que é Edward Snowden.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *