Últimas

Polícia Federal investiga roubo em igreja no Recife

 (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)

A Polícia Federal no Recife está investigando um furto à Igreja do Espírito Santo, localizada na Rua do Imperador, Praça 17, Bairro de Santo Antônio. Duas imagens foram levadas, sendo uma de Nossa Senhora do Cenáculo e outra do Menino Jesus. Os ladrões também levaram R$ 10 mil reais. O dinheiro é fruto de doações recolhidas em uma semana em sete igrejas da região central do Recife.

A quantia estava guardada e seria entregue à administração da Diocese. Agentes e peritos federais foram ao local na última quinta-feira (29) e colheram impressões digitais. De acordo com a PF, a igreja apresenta vulnerabilidade por não ter cadeado e não haver câmeras de segurança instaladas.

A Polícia Federal investiga o caso porque a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o padre Laion Fernando, o furto aconteceu na madrugada de terça-feira passada (27). Segundo ele, as imagens são do século 18. A de Nossa Senhora é feita de pedra. Já a do Menino Jesus é de madeira. A Igreja do Espírito Santo data do século 16. Os planos de colocar câmeras de segurança no local foram antecipados por causa desse episódio. Padre Laion disse que cerca de 20 equipamentos do tipo estão sendo instalados, o que vai gerar um custo ainda não calculado por ele.

 (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)

Na tarde desta sexta-feira (30), um segurança particular estava na porta do templo enquanto acontecia a missa das 15h30. No interior da Igreja do Espírito Santo há um museu que abriga várias imagens de santos e peças antigas. São aproximadamente 100 objetos que ficam guardados em armários. Foi desse espaço que as duas imagens sumiram. Padre Laion não soube estimar o valor delas. “Aqui é a primeira vez que roubam, mas na Igreja do Livramento, no Bairro de Saõ José, por exemplo, houve um roubo semelhante no primeiro semestre deste ano”, comentou padre Laion. A Igreja do Livramento fica a cerca de 500 da do Espírito Santo.

No início de agosto passado a Igreja de São Pedro, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, também foi alvo de ladrões. A dupla arrombou a porta lateral e revirou o templo. Foram levados um cálice, duas âmbulas e uma teca (utilizadas para guardar as hóstias consagradas, que também foram levadas). Os dois também violaram a urna usada para recolher donativos para a manutenção do prédio, mas o dinheiro já havia sido retirado. Os objetos só foram encontrados na última terça-feira em um terreno baldio da cidade.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *