Últimas

Qual navegador oferece melhor duração de bateria no Windows 10?

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Quando a Microsoft lançou o Windows 10, a empresa alegou que uma das grandes novidades estava na redução do consumo de bateria. No entanto, quando você navega em seu notebook, um dos grandes vilões acaba sendo o navegador. Se não houver uma grande otimização no código, o mesmo poderá fazer um uso exagerado da CPU e também GPU causando um gasto energético além do necessário. O Microsoft Edge aposta nisso ao tirar o melhor proveito de sua bateria, mas será que ele realmente cumpre? E os demais como Chrome e Firefox, também estão usando a bateria do seu dispositivo de forma ideal?

O site Digital Citizen decidiu testar três dispositivos com Windows 10 usando os principais navegadores do momento para saber qual oferece melhor autonomia de bateria e qual é o grande vilão em consumo. Foram usados os modelos ASUS ZenBook UX305F, o Microsoft Surface Pro 3 e o Toshiba Portege Z20t-B. Já os navegadores testados foram: Firefox 41, Google Chrome 46, Opera 32, Microsoft Edge 20 e Internet Explorer 11. Todos eles foram resetados para a configuração padrão, assim como cache e cookies complementarmente limpos.

Resultados com o ASUS ZenBook UX305F

Com o dispositivo da ASUS, os navegadores da Microsoft mostraram que realmente fazem bom uso da bateria. Em primeiro ficou o Internet Explorer seguido pelo Microsoft Edge que consumiu apenas 3% a mais de bateria. Em terceiro veio o Firefox com 11% a mais, Opera com 18% adicionais e o Chrome em último com incríveis 22% a mais de consumo de energia. Em termos de minutos, o Internet Explorer chega a render 58 minutos a mais longe da tomada do que o navegador da Google.

Resultados com Microsoft Surface Pro 3

Com o notebook híbrido da Microsoft os resultados foram bem parecidos. Em primeiro ficou o Internet Explorer seguido pelo Microsoft Edge que consumiu apenas 2% a mais de bateria. Em terceiro veio o Firefox com 6% a mais, Opera com 24% adicionais e o Chrome em último com incríveis 28% a mais de consumo de energia. Em termos de minutos, o Internet Explorer chega a render 59 minutos a mais longe da tomada do que o navegador da Google. Isso mostra que, mais uma vez, o Chrome ainda deixa a desejar em otimização.

Resultados com o Toshiba Portege Z20t-B

O notebook da Toshiba também mostra a mesma ordem de antes, mas os resultados são menos discrepantes. Em primeiro ficou o Internet Explorer seguido pelo Microsoft Edge que consumiu apenas 2% a mais de bateria. Em terceiro veio o Firefox com 7% a mais, Opera e Chrome ficaram empatados com um consumo adicional de 10%. Em termos de tempo de uso, os dois chegam a torrar a bateria do notebook 32 minutos mais rápido do que usar o antigo navegador nativo da Microsoft.

O que podemos concluir com isso?

Chrome sempre foi ruim de bateria e ainda continua sendo, mesmo diante das várias promessas da Google de resolver o problema. Se você pretende passar mais tempo longe da tomada, a escolha acaba sendo o navegador nativo do Windows 10, já que o Internet Explorer conta com algumas falhas de segurança. Assim, os responsáveis pelo teste indicam o uso do Microsoft Edge.

<!–

Se curtiu, compartilhe!

setTimeout(“loadSocialButtons()”, 300);
–>
Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *