Últimas

Rajoy se reúne com líder socialista para discutir independência da Catalunha

Madri (AFP) – O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, reuniu-se nesta quarta-feira com o líder da oposição socialista, com quem se comprometeu em trabalhar em coordenação em defesa da “unidade nacional” ante uma possível declaração de independência do Parlamento da Catalunha.

Rajoy e o secretário-geral do Partido Socialista (PSOE), Pedro Sanchez, almoçaram na residência do chefe do governo, que também anunciou um próximo encontro com o líder do poderoso partido de centro-direita Cidadãos, Albert Rivera.

“Mariano Rajoy e Pedro Sanchez concordaram em trabalhar em coordenação em defesa da Constituição, a unidade nacional, a soberania nacional e a igualdade de todos os espanhóis”, disse em um comunicado o ministério da Presidência espanhola.

A reunião acontece um dia após a apresentação no Parlamento catalão de uma resolução de independência que, se aprovada, iria lançar um processo de separação desta região que culminaria, o mais tardar, em 2017.

O texto, com nove pontos, insta o executivo regional a iniciar esta separação e prevê a tramitação nos próximos 30 dias de leis para criar uma administração fiscal e um sistema de previdência social independentes.

Além disso, afirma que o parlamento regional não se submeterá às decisões do Estado espanhol, “em particular do Tribunal Constitucional”.

“Este texto não será cumprido”, garantiu nesta quarta-feira na rádio Cadena Rajoy, em plena campanha para um novo mandato nas eleições de 20 de dezembro.

“O governo sabe muito bem o que tem que fazer”, defendeu-se contra os críticos que denunciam “um vácuo de poder”, sem especificar as medidas que irá tomar.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *