Samsung revela protótipo de SSD com 16 TB e supervelocidade

A Samsung é uma das empresas que está empurrando para cima o nível dos SSD, os discos de estado sólido. A empresa revelou os resultados dos testes do modelo PM1725, que chegou a alguns números impressionantes. O modelo, com 15,63 TB de armazenamento, chegou a velocidades de leitura de mais de 6,2 gigabytes por segundo.

O modelo não é voltado para o consumidor, no entanto, e está sendo pensado para empresas, que podem realmente fazer uso de tal velocidade e capacidade.

A empresa também divulgou outros números interessantes. Nos testes de leitura em setores aleatórios, o aparelho conseguiu mais de 1 milhão de operações de input/output por segundo (IOPS), que é bastante acima do que os SSDs tradicionais são capazes de fazer.

Já as velocidades de escrita também foram altas, mas não tanto, atingindo 343 mil IOPS nos testes. Nos testes de escrita sequencial, as velocidades chegaram a 2 gigabytes por segundo.

Como dito anteriormente, o produto com tamanha capacidade de armazenamento e velocidade deve ser voltado inicialmente mais para servidores do que para um computador voltado para jogos, por exemplo. No entanto, um dia certamente a tecnologia estará disponível em um formato para o consumidor final; só não se sabe quando.

Só não espere que ele seja barato quando sair.

Via Digital Trends 

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *