Últimas

Snapdragon 820 estreará novo processo refinado de fabricação a 14nm da Samsung

Da Redação do site Tudocelular.com.br

As mais recentes informações sobre o próximo chipset da Qualcomm apontam que a novidade será produzida pela Samsung, chegando ao mercado no começo de 2016. Qualcomm sempre buscou a TSMC para a produção de seus chips, mas enquanto a mesma ainda está presa à litografia de 16nm, Samsung já está um passo à frente com processo de fabricação a 14nm. Além do Exynos 7420, também vemos o Apple A9 da gigante de Cupertino chegar ao mercado neste processo. No entanto, agora temos a informação de que Qualcomm terá um produto melhor dos que os atuais encontrados no mercado.

Samsung está migrando para um novo processo de produção a 14nm, chamado de Laser-Produced Plasma (LPP). Enquanto tanto o Exynos 7420 quanto o Apple A9 são produzidos pela litografia Low Power Enhanced (LPE). Mas o que muda de uma solução para outra? A novidade permite extrair um maior desempenho por núcleo sem sofrer nenhum aumento no consumo. Samsung levou um ano para otimizar a produção de chips FinFET 14nm. Assim, o Snapdragon 820, além do Exynos 8890, serão os primeiros a chegarem ao mercado com este refinamento superior.

Qualcomm vem alegando que o Snapdragon 820 será 50% superior ao Exynos 7420. Com este avanço no processo de fabricação, realmente fica evidente que tal possibilidade será real. O Snapdragon 820 deixará o uso da implementação big.LITTLE da ARM que combina um cluster com núcleos potentes em conjunto com outro cluster com núcleos econômicos para focar na sua solução quad-core de antes, mas com arquitetura atualizada, deixando a Krait de lado e investindo na Kyro.

Infelizmente, ainda não há informações sobre a diferença de desempenho e consumo entre as duas diferentes gerações de produção a 14nm da Samsung, mas podemos esperar um ganho pequeno, já que a litografia ainda é a mesma. Samsung já inicia os primeiros testes com chips a 10nm para o final de 2016 ou começo de 2017. Este novo passo realmente trará uma diferença mais significativa, podendo haver uma redução de até 40% no consumo dependendo da implementação que seja feita pela empresa ou outra que deseje adotar a Samsung como fabricante de futuros chipsets.

Não podemos esquecer que rumores apontam que o Snapdragon 830 também será produzido pela Samsung e já trará o processo de fabricação a 10nm para o mercado. No entanto, não há uma data certa para vermos a novidade chegar em futuros lançamentos.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *