Últimas

TIM promete ampliar cobertura do 4G para 400 municípios até o final do ano

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Brasil ainda está abaixo da meta da Anatel quando o assunto é cobertura 4G no país. As operadoras vêm aos poucos fazendo seus investimentos para entregar uma velocidade de navegação mais rápida aos brasileiros e a TIM acaba de anunciar os seus planos para os próximos meses. De acordo com o que foi revelado ontem (27) na Futurecom, a operadora com sede italiana acaba de ampliar a disponibilidade de redes 4G para 265 municípios brasileiros. Este é um salto muito grande, já que no último relatório lançado pela Anatel em setembro, a TIM cobria apenas 89 cidades. Assim, a operada acaba de ultrapassar a Vivo que tinha a maior cobertura 4G com 161 municípios contemplados.

Acha que vai parar por aí? A TIM está com a ambição de levar cobertura 4G para 400 municípios até o final do ano. Se tal meta for realmente atingida, a operadora terá rede de alta velocidade para 58% da população nacional. Como esperado, São Paulo é o estado que conta com o maior número de cidades contempladas, sendo 110 localidades que serão ampliadas para 117 até o final do ano.

O avanço na ampliação da cobertura 4G será possível graças a uma reformulação na tecnologia usada pela empresa. TIM irá reaproveitar a antigas faixa de frequência de 1.800 MHz, que atualmente é usada para conexão 2G. Hoje a companhia vem usando a frequência de 2.600 MHz para o 4G, que apresenta uma maior disponibilidade em velocidade, mas seu alcance é menor. Com a mudança para os 1.800 MHz, TIM poderá levar o sinal mais longe sem precisar investir em uma maior quantidade de antenas.

A TIM ainda apresentou outra novidade bem interessante: os primeiros testes com redes LTE-A. Quem não conhece, essas redes só estão disponíveis em países de primeiro mundo e permite alcançar uma velocidade de transferência de dados de até 450 Mbps. A novidade chegará aqui graças a uma parceria da operadora com a Qualcomm e Ericsson usando uma técnica de agregação que permite que frequências de espectros diferentes possam ser combinadas para alcançar a velocidade mais alta. Seria como se seu smartphone estivesse conectado na faixa de 1.800 MHz e 2.600 MHz ao mesmo tempo e tirar o melhor proveito das duas.

Quando a novidade está disponível para os brasileiros? TIM alega que em 2016 já estará começando a inaugurar a novidade em algumas cidades, mas não lista quais e nem uma data certa de quando isto ocorrerá. Claro também informou que está trabalhando na tecnologia LTE-A que poderá entregar uma velocidade média de 200 Mbps. Já Vivo e Oi ainda não se manifestaram se têm planos de ampliar a rede 4G ou investir neste novo padrão de alta velocidade.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *