Últimas

Tribuna SBTpedia: Em parceria com a Disney, o SBT poderia promover a volta da TV CRUJ, por Marcelo Freitas

Em parceria com a Disney, o SBT poderia promover a volta da TV CRUJ

Por Marcelo Freitas* (marcelo.c.freitas@outlook.com)

Aqueles que cresceram entre os anos de 1997 e 2003, com certeza carregam boas recordações do programa que revolucionou a forma de se fazer produtos infantis para a televisão: o Disney Club. Neste ano de 2015, o SBT retomou uma parceria histórica com a The Walt Disney Company, incorporando à sua grade a maior programação infantil da TV aberta brasileira. Em um cenário que, cada vez mais se procura inspiração nos sucessos do passado, a volta da TV CRUJ cairia como uma luva nos fins de tarde da emissora.

 
Se pluga companheiro


O formato do programa era simples e consistia em um grupo de crianças que formava o CRUJ – Comitê Revolucionário Ultra Jovem. Juca, Guelé, Macarrão e Malu não achavam justo as crianças terem que chegar da escola e serem obrigados a assistir novelas ou telejornais. Por isso, criaram uma estação de TV pirata que interceptava o sinal de uma grande rede de televisão (o SBT) para lutar pelos direitos dos “ultrajovens” e exibir desenhos animados dos estúdios Disney. Mais tarde, outros personagens se juntaram à turma. Animações como Timon e Pumba, A Turma do Pateta, Marsupilami, Super Patos, 101 Dalmatas, Aladim, Hércules, Doug entre outros estrearam no Brasil através da TV CRUJ e fizeram muito sucesso. O programa ficou no ar durante quase seis anos, passando por uma reformulação no início de 2001, quando deixou de se chamar Disney Club e passou a se chamar Disney CRUJ.

Clique aqui e relembre o programa de estreia, que foi ao ar no dia 28 de abril de 1997.

Os ultrajovens não enxergavam o TV CRUJ como apenas mais um programa de desenhos animados. Ele era simplesmente o refúgio da maioria das crianças daquela época. Os assuntos durante o recreio eram sobre as invenções do Caju e do Chiclé, e o dever de casa era uma prova de fogo para, logo depois, deitar no sofá e esperar aquele guarda-chuva do Mickey Mouse apontar a tela. Quando o relógio marcava 18h, os pequenos – e até os marmanjos – adentravam um mundo totalmente deles, onde se tornavam cúmplices dos personagens e experimentavam a sensação de fazer parte de um comitê que lutava pelos seus direitos.

Para completar a nostalgia 


No dia último dia 12 de outubro, o The Noite com Danilo Gentili levou ao ar um especial de dia das crianças, onde foram entrevistados alguns atores da primeira versão da novela Chiquititas e também a turma do CRUJ. Rolou uma sessão nostalgia com a dobradinha que fez enorme sucesso no final do século passado. Na ocasião, Diego Ramiro (Caju/Juca), Leonardo Monteiro (Chiclé/Guelé) e Jussara Marques (Maluca/Malu) tornaram a interpretar os famosos personagens e interceptaram o sinal da emissora. Durante a entrevista, Diego e Leonardo revelaram estarem trabalhando juntos em um novo projeto relacionado às novas mídias. Jussara é diretora de dublagem e já deu a voz à várias personagens conhecidas pelo público.

Assista à entrevista completa: 

[embedded content]

[embedded content]

A volta da parceria com a Disney e o grande sucesso das novelas infantojuvenis, deixam claro que o SBT não pretende diminuir o investimento no público infantil, que é hoje, a sua maior fonte de renda e de audiência. Diante disso, surge a possibilidade de readaptar o formato do Disney Club e qualificar ainda mais a grade, justamente em um horário que a emissora necessita de um olhar mais atento e fidelização de público: o início do horário nobre.

Por hoje é só, mas semana que vem tem mais. CRUJ CRUJ CRUJ TCHAU!

E você, caro leitor, gostaria de ver a TV CRUJ de volta ao SBT?

* É graduando em Produção Multimídia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Fã do SBT desde criança, pesquisa mais profundamente sobre a história da emissora, e da TV em geral, desde 2007. Atualmente trabalha com produção audiovisual e escreve para o SBTpedia às sextas-feiras

Fonte: SBTpedia (www.sbtpedia.com.br)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *