Últimas

Vendas de tablets no mundo estão em queda livre há um ano

As principais fabricantes do mundo estão assistindo, há um ano, suas vendas de tablets despencarem de forma surpreendente. O instituto de pesquisa IDC registrou o quarto trimestre seguido de queda nas vendas do dispositivo, chegando a 48 milhões de unidades compradas.

Desde o mesmo período no ano passado, o número total de vendas caiu em 12%. Só para a Apple, fabricante do iPad, modelo mais vendido do mundo, a queda foi de 19%. Nos últimos três meses, foram 9 milhões de unidades vendidas, sendo que, no mesmo período no ano passado, foram 12,3 milhões.

Outra queda atenuante foi a da receita de tablets da Samsung. A empresa viu seu Galaxy Tab vender 17% menos do que no ano passado. Os piores resultados, porém, vêm da Asus, que registrou um declínio de 43%. Não chega a ser um impacto tão grande, já que a parcela de participação da fabricante no mercado não chega a 7%.

Há casos de sucesso nos últimos 12 meses, porém. A Lenovo viu suas vendas subirem míseros 0,9% em um ano, enquanto a chinesa Huawei alcançou um impressionante índice de crescimento de 147%. Para o mercado, esse grande volume não chega a fazer muita diferença: o aumento foi de 700 mil tablets vendidos em 2014 para 1,8 milhão em 2015. No total, a empresa tem ainda pouco mais de 1% de participação no mercado.

Segundo Ryan Reith, diretor da IDC, a razão para esses números negativos é de que, ao contrário dos smartphones, os tablets não possuem um ciclo tão próximo de atualizações. Leva-se muito mais tempo para uma empresa lançar um modelo de tablet do que um aparelho celular, que chegam às lojas com novidades mais de uma vez ao ano. Além disso, a IDC informa que o número total de donos de tablets no mundo é atualmente de 581 milhões.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *