Últimas

A Sony acaba de oficializar o fim do Betamax

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Poucas pessoas que frequentam blogs de tecnologia tem idade para se lembrar da Betamax. Para aqueles um pouco mais velhos, este nome estranhamente familiar foi colocado em uma máquina inventada pela Sony nos anos 1970 que, pela primeira vez, permitia que qualquer pessoa gravasse programas transmitidos pela televisão em fitas. Exatamente como fazia o VHS, com o qual ela disputou e perdeu, apesar do pioneirismo e uma qualidade melhor de gravação. A diferença? As fitas VHS permitiam gravações mais longas.

Este formato, que agora possui quase 40 anos será aposentado hoje segundo a Sony, que que vai oficialmente parar de fabricar fitas Betamax em suas fábricas. Na época, a disputa entre os formatos foi bastante acirrada, como vimos entre o HD DVD e o Bluray. Em 1988, a Sony finalmente reconheceu a derrota e passou a usar o formato rival em seus próprios videocassetes. Apesar disso, a empresa continuou produzindo aparelhos com Betamax até 2002 e apenas vai interromper a fabricação de fitas desse tipo em março do ano que vem.

Apesar do fim desse tipo de fita não ser uma grande surpresa, é curioso notar como ela ainda era usada por um nicho no mercado japonês, que foi capaz de sobreviver por 40 anos.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *