Últimas

Água de Ipatinga vai ser levada de trem para Governador Valadares

A Mineradora Vale informou na tarde desta quinta-feira que vai mandar quatro vagões-tanque com capacidade total de 260 mil litros para buscar água de Ipatinga e levar a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O manancial que abastece a cidade, uma das maiores do estado, enfrenta a onda de lama que desceu das barragens da mineradora Samarco, em Mariana. 

De acordo com a Vale, os vagões-tanque devem chegar à cidade ainda na noite desta quinta-feira. Quatorze outros vagões de carga estão à disposição em diferentes trechos da Estrada de Ferro Vitória a Minas para transportar doações de água para locais onde haja necessidade. Nos próximos dias, vagões com 25 mil litros de água mineral em galões de 5 e de 20 litros comprados pela Vale serão entregues à comunidade de Governador Valadares. 

Em Colatina, Norte do Espírito Santo, a empresa colocou caminhões-pipa a serviço da Samarco para abastecimento da população. Técnicos de manutenção da Vale também estão apoiando equipes da Samarco e da prefeitura de Colatina na instalação de um equipamento para captação de água em fontes alternativas. 

A iniciativa da Vale é anunciada depois que cerca de trinta manifestantes bloquearam linha férrea usada pela empresa, na região da Açucareira, no início da tarde desta quinta-feira. O protesto provocou o bloqueio também da estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM). Segundo o major Fausto Machado, o protesto é de “pessoas de diferentes segmentos da cidade, protestando contra a falta de água em Valadares.”

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *