Últimas

Anatel afirma que mais de mil municípios ainda têm rede móvel ineficiente

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Se você vive em cidades grandes, provavelmente não sofre com problemas graves de cobertura de sinal de operadoras, mas ainda existem lugares no Brasil onde a conectividade não é tão boa e os usuários acabam sofrendo com isto. Ainda que as exigências da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sejam feitas consequentemente, 1.029 municípios continuam com a cobertura móvel abaixo dos índices de qualidade estabelecidos.

A informação foi divulgada pelo gerente de Controle de Obrigações de Qualidade da agência, Vinicius Caram, durante uma audiência pública realizada na quarta-feira, 4, na Câmara dos Deputados. O número, apesar de ser alto, foi diminuído em relação a 2014, onde mais de 2 mil municípios contavam com cobertura deficiente.

De acordo com Caram, as operadoras de telefonia móvel implantaram planos de melhorias, como vem sendo relatado pela Anatel, fazendo com que a medição da qualidade do serviço seja monitorada todos os meses. Na região norte do país, 95% dos municípios tinham problemas na rede móvel no ano de 2013, percentual este que caiu para 69% no segundo trimestre deste ano. Apesar das melhorias, o número ainda se mantém alto.

Caram ainda disse que 100% dos municípios brasileiros têm acesso à rede 2G, enquanto que 84% deles contam com rede 3G e somente 7% possuem acesso à rede 4G de última geração. Em contrapartida, ele cita que em 1.500 cidades somente uma operadora atua.

A ideia que fica para os brasileiros é que a conectividade móvel parece estagnada e que as operadoras não fazem planos suficientes para que mudanças mais incisivas sejam feitas. O ano de 2015 está acabando, deixando esperanças para que o próximo ano seja mais efetivo no que diz respeito a este problema.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *