Android 7.0 Nutella? Recursos que devem chegar com o sucessor do Marshmallow

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Android 6.0 Marshmallow chegou oficialmente há pouco mais de um mês, alcançando um grupo ainda pequeno de dispositivos e com participação ínfima no relatório mensal de distribuição da plataforma da Google. E enquanto a gigante de Mountain View já está trabalhando para liberar as atualizações 6.0.1 e 6.1, nós já podemos refletir sobre o que esperar para a próxima versão do sistema do robozinho verde.

Ainda sem um nome o Android 7.0 (Nutella?) será revelado apenas no final do primeiro semestre de 2016 ou início do segundo semestre, com polimentos em áreas que não puderam ser trabalhadas este ano na versão 6.0. E quais seriam essas melhorias? Esperamos que pelo menos os 10 aspectos apresentados abaixo façam parte da lista de prioridades da Google. Uma observação importante é que alguns dos recursos listados já estão presentes em sistemas de algumas fabricantes, mas estamos falando da versão pura do sistema.

1 – Multiwindow

A Google lançou o Android Marshmallow com suporte para multi janelas, mas não o abriu para todos os usuários. Trata-se de um recurso que provavelmente precisa de mais trabalho de desenvolvimento, já que estava ativo nas versões Preview do Android M e foi removida da versão final, sendo ativada apenas com modificações no sistema. Abaixo você confere um vídeo demonstrativo.

[embedded content]

2 – Tema escuro

Aqueles que acompanharam a trajetória do Android M até sua versão final devem recordar que um tema escuro estava presente nas primeiras Previews, mas infelizmente o recurso foi removido e a Google apenas argumentou que poderia reincluir no futuro, o que deve realmente ser feito diante do sucesso dos temas em diversas ROMs oficiais e até mesmo independentes.

3 – Gerenciador de temas

Já que entramos no assunto do tema escuro, ao invés de reincluir apenas a opção escura, a Google também poderia acompanhar a Samsung, Sony, Xiaomi e outras fabricantes, ao oferecer uma loja exclusiva que agruparia os temas criados por ela mesma e também por usuários.

4 – Menu de reinicialização com mais opções

Inútil para a maioria, um menu de reinicialização com opções como para o Modo Recovery são bastante apreciadas por usuários entusiastas, que realizam testes de ROMs personalizadas ou outras modificações no sistema. Diante da presença desse recurso em inúmeras ROMs criadas por desenvolvedores independentes, bem que em Mountain View podiam incluir essas opções no Android 7.

5 – Botões do sistema personalizáveis

A cada nova versão do Android nós vemos as mudanças realizadas em termos de recursos, mas também na interface, incluindo a aparência dos botões principais do sistema. Mas ao invés de vermos novos botões apenas quando o sistema for atualizado novamente, seria bem recebida a possibilidade de personalização de acordo com as preferências de cada usuário.

6 – Controle para o LED de notificações

Alguns aplicativos já permitem gerenciar o LED de seu dispositivo Android, incluindo o ajuste no fluxo da luz e cores, o que facilita a identificação de notificações, por exemplo, mas um sistema incluso no sistema stock seria muito melhor. Abixo você confere uma demonstração do aplicativo Light Manager.

[embedded content]

7 – Dissociar todos os apps do sistema

A Google está realizando um trabalho importante ao disponibilizar alguns aplicativos inclusos no Android, como o aplicativo do relógio, para todos os demais usuários que desejarem realizar o download e instalação via Google Play. Mas essa postura poderia ser adotada para todos os demais recursos como o app de Contatos.

8 – Toque duplo na tela para despertar

Usuários de dispositivos LG, outros modelos Android e até dispositivos Lumia com Windows Phone/Mobile contam com um recurso interessante para ligar a tela, ao invés de pressionar o botão power, basta simplesmente dois toques na tela. Na Google Play encontramos alguns apps que prometem oferecer o mesmo recurso com o uso dos sensores do smartphone ou tablet, mas integrar essa função ao sistema e otimizá-lo para não influenciar negativamente na autonomia soa muito mais atrativo.

9 – Pular faixas de áudio com botões de volume

Aqui temos um recurso muito útil para os que apreciam ouvir música por meio do smartphone. Que tal pular faixas musicais ou realizar outros comandos sem precisar ligar a tela do dispositivo ao acionar apenas os botões de volume? Mais uma vez, isso já é possível em ROMs personalizadas, mas também já poderia ter sido copiado pela Google.

10 – Diferentes papéis de parede para as telas de bloqueio e home

É algo muito básico, mas infelizmente o Android puro ainda não permite selecionar um papel de parede para a tela de bloqueio diferente do que está definido para a tela principal. Não deve ser tão difícil implementar algo assim na próxima atualização, não é mesmo?

Todos os recursos listados, como já citamos, estão presentes em versões personalizadas do Android, seja com a TouchWiz da Samsung, a MIUI da Xiaomi ou qualquer ROM independente. Isso demonstra que só falta um pouco mais de boa vontade em Mountain View para que os dispositivos Nexus e outros que adotam uma versão mais pura do sistema, como as linhas Moto da Motorola, satisfaçam cada vez mais os fãs do sistema. E você, sente falta de algo no Android Marshmallow ou Lollipop que a Google ou sua fabricante preferida ainda não adicionou ao sistema?

<!–

Se curtiu, compartilhe!

setTimeout(“loadSocialButtons()”, 300);
–>
Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *