Últimas

Android One deverá oferecer maior variedade de smartphones em breve

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Uma das grandes novidades reveladas no Google I/O de 2014 foi a linha de smartphones básicos Android One. Ao invés de trazer um novo modelo de smartphone, a empresa deu o pontapé inicial em um projeto para incentivar fabricantes a desenvolverem smartphones Android baratos. A gigante das buscas tem a tarefa de ajudar os fabricantes disponibilizando modelos de referência para construção de hardware no momento da elaboração de novos produtos. Dessa forma, as empresas podem lançar novidades com recursos e preços interessantes para consumidores de mercados emergentes.

Não apenas isso, mas o projeto também foca na parte do software onde cada terá que oferecer o Android puro, o mesmo encontrado nos Nexus, com atualizações automáticas de firmware e Google Play Services. Quando a marca utiliza a experiência de software do Android One e o hardware sugerido pela Google, ela deixa de gastar com software, uma vez que a experiência padrão já está pronta. Assim, tudo está focado em ter a ótima experiência desenhada pela gigante de Mountain View, mas trazendo o máximo de economia.

A ideia realmente parece interessante no papel, mas a linha Android One não vem vendendo bem como a Google esperava. As fabricantes que aderiram ao projeto também não estão satisfeitas com as “amarras” impostas pela criadora do Android. Com isso, Google poderá voltar atrás, remover algumas exigências, e dar mais liberdade de criação para quem tiver interesse no projeto. Resultado disso? Podemos aguardar por uma maior variedade de hardware, não apenas em algo extremamente básico com preço reduzido.

Dar maior liberdade para a escolha do hardware realmente é uma mudança positiva para a linha Android One. Já que cada fabricante poderá oferecer um produto com maior diferencial e não apenas seguir uma fórmula comum que é oferecida por várias fabricantes. Mas será que isso irá atrapalhar a experiência ‘pura’ do Android e suas atualizações rápidas e garantidas? Google não chegou a liberar um relatório com todas as mudanças que serão permitidas, mas podemos imaginar que Google não vai deixar a linha Android One virar uma zona como acontece com os Androids no mercado, tendo interfaces tão modificadas que muitas vezes nem percebemos que o sistema do robozinho está ali por trás.

Como esperado, a novidade iniciará na Índia, como um relançamento da série Android One, mas Google poderá levar a novidade para outros mercados em breve. Será que oferecendo um hardware diferenciado, mas mantendo a promessa de atualizações rápidas do Android a empresa finalmente poderá se destacar no segmento?

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *